sexta-feira, 21 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO: MAGEENSE DÁ LIÇÃO DE DEMOCRACIA




Sem piquetes, pneus queimados, pedras e paus, a manifestação realizada nesta sexta-feira, 21 de junho em Magé, para fazer coro à onda de manifestações que tomou conta do país nos últimos dias decorreu de forma pacífica, em sua quase totalidade. Apenas no início da tarde houve rumores de que vândalos invadiriam a cidade, especialmente Fragoso e Piabetá, no sexto distrito, o que levou o comércio a fechar as portas, mas isso não se confirmou, embora houvesse uma tentativa de grupos isolados, que tentaram patrocinar o caos. A polícia foi eficiente e conseguiu controlar a situação logo no começo.
O que se via na manifestação, que teve início às 16h e se concentrou na BR Magé-Manilha, altura do Posto Roncador, no primeiro distrito, eram placas, faixas e cartazes ostentadas por mais de três mil pessoas, exigindo direitos,em especial nos  campos da saúde, do transporte coletivo, educação, respeito e cidadania. No meio do evento, houve alguma tensão entre grupos que se dividiam: uns queriam liberar a pista por haverem pessoas idosas no trânsito, e porque o protesto já durava muito, enquanto outros queriam prosseguir por tempo indeterminado, o que poderia provocar uma desordem, gerando ação policial mais dura. Um dos manifestantes mais ponderados levou um empurrão, mas a situação foi contida a tempo de evitar maiores consequências.
Foi uma manifestação democrática, revelando a revolta de uma população que sofre com a falta de política eficiente de saúde, educação, infraestrutura, segurança, serviços públicos, e por causa da corrupção política, das praças de pedágio que cercam o município e cobram tarifas muito altas, além de não fazerem nada pela cidade. Mas o povo mageense protestou também  contra desmandos e absurdos de alcance nacional, como a PEC 37, o projeto de extinção do poder de investigação do Ministério Público e a corrupção nacional. Uma verdadeira lição sobre como protestar. Até os caminhoneiros, que estavam presos no trânsito manifestaram apoio ao movimento, com aplausos e buzinaço.
Nenhum representante do poder público mageense apareceu nas ruas durante a manifestação. Ninguém foi visto ou emitiu qualquer mensagem aos manifestantes. Motivo a mais para a queda vertiginosa de prestígio e popularidade de quem governa e representa essa cidade desencantada, mas esperançosa de um futuro melhor. Veja nas fotos, mais reivindicações do povo mageense. A pista foi liberada por volta das 22h, e os manifestantes seguiram para o centro, de onde partiram para suas casas.















































































3 comentários:

  1. Piabetense
    Link Permanente

    Esse movimento de protesto por todo Brasil deu o recado aos políticos deste pais. Mas não adianta em nada, os políticos tem nas veias o DNA da corrupção; Os organizadores pediram ao povo que fosse as ruas, agora é preciso pedir ao povo que não vá as ruas e não vote na próxima eleição, seria a melhor forma de protesto. Com menos de 50% dos votos tudo seria diferente e essa classe mais desacreditada do Brasil sentiria a real insatisfação do povo. Hoje todos são a favor do movimento, qual idiota vai falar contra?
    O movimento é valido sim mais não inibe a corrupçao em nada.

    ResponderExcluir
  2. FICA AQUI A MINHA INDIGNAÇÃO AO PREFEITO NESTO VIDAL.

    Em uma demonstração de pura covardia, O Prefeito Nestor Vidal, as véspera da copa do mundo, proíbe uma singela homenagem ao maior ídolo do município de Magé e do Mundo! O acervo do ex-craque Mané Garrincha, que estava sendo construído em um anexo do ginásio poliesportivo do bairro de pau grande, e exonera o autor do projeto "o secretário de esporte, turismo, lazer e terceira idade, Miguelzinho da climamp".
    CURIOSIDADE: Por que será...
    - quem trabalha incomoda esse governo; e/ou
    - quem não compactua com coisas erradas não pode fazer parte desse governo.
    EU GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE:
    - gastos do carnaval de 2013;
    - 1.200 toneladas de asfaltos mês que a crt manda para prefeitura de magé;
    - lixão de bongaba;
    - transporte público do município; e
    - saúde.
    SR. PREFEITO,
    O SENHOR TEVE CORAGEM DE ACABAR COM UM SONHO DE MILHARES DE PESSOAS (O ACERVO MANÉ GARRINCHA), AGORA QUERO VÊ SE TEM A MESMA CORAGEM DE RESPONDER AS PERGUNTAS ACIMA.

    Q U E V E R G O N H A E M P R E F E I T O.
    Ass. Jonas Ninha – morador de magé.

    ResponderExcluir
  3. SECRETÁRIO DE ESPORTE DE MAGÉ "MIGUELZINHO DA CLIMAMP" É EXONERADO e o ginásio poliesportivo de pau grande é fechado.
    MOTIVO:
    em pouco mais de um mês, o ex-secretário Miguelzinho, revolucionou a pasta. só no ginásio de pau grande, fechado covardemente, ele colocou mais de 40 grupos das comunidades local e adjacentes, isso incomodou o prefeito Nestor Vidal que até agora não mostrou por que veio...
    estamos aguardando providencias!
    ass. jonas ninha - morador.

    ResponderExcluir