sábado, 29 de junho de 2013

MAGEENSES FAZEM GRANDE PROTESTO CONTRA PEDÁGIOS

A manifestação realizada neste 28 de junho no pedágio da CRT em Bongaba, foi o grito definitivo de revolta da população mageense contra as tarifas abusivas e o pagamento por quem mora na cidade. As tarifas que figuram entre mais caras do país geram problemas sérios para Magé, especialmente para os bairros Mauá, Parque Estrela, Meia Noite, Ponte Preta, Santo Aleixo, Parada Ideal, Barão de Iriri, Parque Boneville e Citrolândia; e de alguma, para todos os demais bairros de Magé, com respingos para Guapimirim. Um desses problemas é a recusa das empresas, de se instalarem na cidade, o que demandaria custos muito altos. Outro, diz respeito ao turismo. A tarifa extorsiva desanima a quem pensa em vir a Magé. 
O protesto não foi apenas contra a praça de pedágio em Bongaba. O Município de Magé é cercado pelos quatro cantos, por nada menos do que seis praças de pedágio, somando ida e vinda (Bongaba, Santa Guilhermina e Santo Aleixo). Os munícipes não têm direito a gratuidade, o que torna também muito caro o direito de ir e vir, de carro próprio ou via transporte coletivo, que superfatura nas tarifas o que paga de pedágio. Com isso, ir e vir deixa de ser um direito, passando a ser apenas uma penosa necessidade ou obrigação de quem não conta com mercado de trabalho, lazer, cultura e educação superior a contento na cidade, o que de alguma forma também se deve aos pedágios.
Na manifestação, os cidadãos mageenses exigiram tarifas justas para quem vem de fora, e a justa isenção para os munícipes. Pode não parecer a quem não vê adiante, mas essas providências, por si só, significariam grande avanço para o município. Os cidadãos também protestaram contra o conformismo das autoridades mageenses, que não atuam de forma definitiva ou verdadeira contra os abusos da CRT, sendo que vários municípios conseguiram, via justiça, reduções de tarifas e isenções para seus habitantes. Foi pergunta frequente na manifestação, se haveria qualquer tipo de acordo entre poder público e concessionária, para gerar tal silêncio e falta de atitude. Abaixo, imagens que falam, por si, da revolta do povo mageense contra os abusos da CRT.
































































Nenhum comentário:

Postar um comentário