sábado, 25 de maio de 2013

PEIXOTO QUER REATIVAR PISCICULTURA EM MAGÉ

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto esteve em Magé na última terça, 21 de maio, acompanhado do presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), José Bonifácio, para uma reunião com os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Aloísio Pinto Sturm; e de Trabalho, Emprego, e Geração de Renda, Edir Inácio.
No encontro, o secretário municipal, Edir Inácio, falou da importância da parceria entre o Estado e município de Magé para encaminhar projetos importantes, principalmente no setor da pesca. Em seguida convidou Felipe Peixoto para conhecer o Centro Integrado Agroeconômico (CEIA).
O CEIA é uma escola estadual de ensino médio e a única que funciona em horário integral. Tem uma estrutura de quatro tanques para criação de peixes, que estão parados; e cerca de mil produtores ao redor da região.
O diretor geral do CEIA, Luiz Carlos Carneiro, recebeu o secretário e o presidente da Fiperj, e na ocasião destacou que é um sonho fazer um pólo de reprodução de peixe no local. No refeitório ele reuniu os alunos para um bate papo com o s
ecretário Felipe Peixoto.
“Fico feliz em ver uma escola agrícola funcionando em horário integral, com alunos dedicados, que já sairão daqui com um diferencial, o curso de formação técnica nessa área. Hoje em dia, o mercado de trabalho busca jovens qualificados e vocês saindo daqui com esse diferencial”,explicou Peixoto.
Felipe Peixoto propôs uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Regional (Sedrap) para reativar a piscicultura, colocando os tanques pra funcionar de imediato. “A orientação do Governador é dar todo apoio aos outros órgãos do Estado. Aqui nós já temos a Secretaria de Educação e queremos aproximar nosso trabalho desenvolvido pela Fiperj, para ajudar essa escola. Vamos elaborar um termo de cooperação técnica, onde podemos entrar com dando suporte, apoio na área técnica e ajudando na parte de capacitação dos professores, para incluir a piscicultura na grade curricular”,concluiu o secretário.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Aloísio Sturm, Magé tem 850 agricultores rurais cadastrados e o apoio da Fiperj trará bastante benefício pra esses produtores e suas famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário