segunda-feira, 20 de maio de 2013

IRAÍ: O MUNDO ENCANTADO DE MONTEIRO LOBATO


Contadora e Escritora Iraí com equipe Andrade Velasco
Atendendo ao convite da professora Valéria de Fátima Andrade, diretora administrativa do Centro Educacional Andrade Velasco, situado à Rua Soldado Eugênio Duval nº 59, em Piabetá - Magé, Rio de Janeiro, para participar como palestrante, a contadora e escritora IRAÍ VERDAN, membro da AML- Academia Mageense de Letras, no dia 17 de abril de 2013, das comemorações à Semana da Literatura Infantil, em que o grande homenageado foi o escritor Monteiro Lobato, precursor da modalidade de Literatura, que nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882 e faleceu em 04 de julho de 1948.
Em breves palavras, a escritora Iraí Verdan foi apresentada pela professora Consuelo Rossi Couto de Carvalho, com a leitura de uma pequena biografia, falou de seus trabalhos em Antologias com outros autores e livros individuais; e de outras academias e agremiações de literatura e do Haicai (literatura originária do Japão), em que participa como membro efetivo. Depois Consuelo leu a apresentação do livro "Magé, terra da gente”, da professora e escritora Maria Helena Cozzolino - Tucka, um incentivo, entre outros, a cultivar os valores culturais no nosso município.  Iraí Verdan aproveitou o momento e citou nomes de academias e grêmios literários, de diversos escritores e artistas que fazem a nossa História Mageense.
Com uma plateia atenta de alunos e mestres, a escritora discorreu rapidamente sobre a Literatura Brasileira do Século XVI ao Século XVIII, Quinhentismo, Barroco e Arcadismo, indo para o Pré-Modernismo (1902 a 1922) período marcante de vários escritores, entre eles o homenageado Monteiro Lobato. Escritor contista, ensaísta e tradutor. Formado em Direito, atuou como promotor público, antes de se tornar fazendeiro. Publicou suas primeiras obras em jornais e revistas, reuniu uma série deles em URUPÊS, sua obra prima.
 As obras infantis do notável escritor tornaram seus personagens inesquecíveis: Emília - uma boneca de pano; Pedrinho, o qual ele próprio se identifica quando menino; Visconde de Sabugosa, a sábia espiga de milho que tem atitudes de adulto; Cuca, a vilã, que aterroriza os moradores do Sítio do Pica-Pau Amarelo, título de sua obra conhecida e interpretada com seriado na TV. Outras obras inesquecíveis: O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, A Menina do Nariz Arrebitado, Aventuras do Príncipe, O Pó de Pirlimpimpim, Emília no País da Gramática, e outros.
 Monteiro Lobato também é autor de frases interessantes e a mais conhecida: “Tudo tem origem nos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos." Dando ênfase aos sonhos, em todas as idades, pois, todos nós sonhamos por toda nossa existência.
A palestrante falou sobre alguns dos gêneros literários, especialmente o que é poesia, a trova e o haicai - forma e conteúdo. Iraí Verdan concluiu assim, sua palestra.
A seguir 09 (nove) alunos voluntários fizeram a leitura de poesias de diversos autores,inclusive do período Modernismo e Neo-Realismo. Iniciando o recital dos alunos,pela poesia “Pés no Chão" do escritor e compositor Alzir Ferreira, presidente da AML; Cecília Meirelles, Carlos Drummond de Andrade, Casimiro de Abreu; Ivone Boechat, Geraldo M. Mattos, Aldo Carracena (oficial-marinheiro, escritor, com mais de noventa anos de idade, morador em Santo Aleixo); Benedita Azevedo (leitura de haicais do seu livro”Rumor das Águas”), Iraí Verdan (poesia em Homenagem ao escritor Demétrio Sena e haicai do livro “Papel e Água” da Exposição de Deneir Martins).
Ao finalizar, Iraí Verdan agradeceu à Professora Anair Bastos que também lhe fez convite, e a atenção dispensada por todos os professores e alunos presentes. Recebeu um “kit” de lembranças oferecidas pela diretora e expressou sua gratidão, pela oportunidade de participar da Semana da Literatura Infantil no Centro de Educação Andrade Velasco.





2 comentários:

  1. Quero agradecer, a escritora IRAI VERDAN, membro da AML- Academia Mageense de Letras, pela participação em nosso projeto literário educação infantil do Centro Educacional Andrade Velasco, que juntamente com Turma: 801 e 901 homenageou o escritor Monteiro Lobato, palestrou a Literatura Brasileira do Século XVI ao Século XVIII, Quinhentismo, Barroco e Arcadismo, indo para o Pré-Modernismo (1902 a 1922) com total sucesso.
    Muito obrigada e parabéns pela palestra!
    Anair

    ResponderExcluir
  2. Agradeço-lhe Profª Anair Bastos, pelas gentis palavras e ao Paulo Redator pela publicação do trabalho realizado no Centro Educacional Andrade Velasco, dirigido pela Profª Valéria.Muito obrigada!
    Paulo, o blog do jornal está muito bom.
    Piabetá, 28 de maio de 2013.

    ResponderExcluir