sexta-feira, 22 de março de 2013

MAGÉ DE TODOS EM AÇÃO

Magé forma primeiro comitê gestor do estado para ampliar acesso à documentação básica



A Reunião Ampliada onde se deu origem ao Comitê Gestor que vai otimizar e facilitar o acesso da população à documentação básica foi realizada na quinta-feira (21 de março), no auditório da Unigranrio. Com o tema “Comitê Gestor Municipal de Políticas de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica”, o encontro reuniu sociedade civil, representantes de associações e de órgãos públicos municipais. Organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, a reunião teve como objetivo a criação o primeiro comitê gestor pela ampliação ao acesso à documentação básica.

Segundo dados divulgados pelo IBGE em 2010, Magé está em nono lugar no estado, no índice de crianças de 0 a 10 anos sem registro civil, com cerca de 1% dos habitantes do município. Durante a reunião foi explicado que a primeira via de Certidão de Nascimento e de Óbito é gratuita desde 1997, porém muitos brasileiros ainda não possuem o documento. Alguns dos motivos são: a espera do pai da criança para que ele registre, problemas com a documentação da mãe, falta de dinheiro, dificuldade de acesso aos cartórios, entre outros. O objetivo é mostrar à população que a gratuidade para a 1ª via existe independente da época em que será registrado, seja do adulto ou criança, e a importância de ter os documentos.

Secretaria de Transportes adota novas medidas para melhorar trânsito

Para melhorar o fluxo do trânsito no Centro de Magé, o estacionamento no entorno da Praça Dr. Nilo Peçanha foi retirado na noite de quarta-feira (20 de março).  Com o apoio da Guarda Municipal, os condutores de veículos serão orientados sobre a novidade e a partir de segunda-feira serão aplicadas as multas.
Segundo o secretário de Transportes, Edivar Tavares, “o objetivo é ordenar o trânsito urbano próximo aos pontos de ônibus que provocavam congestionamentos e refletiam no fluxo nas vias de acesso ao Centro do primeiro distrito. Para atender essa necessidade, todo o local foi sinalizado e atendendo o artigo 181 do Código de Trânsito Brasileiro, está proibido parar e estacionar no local”.

Fundação Cultural recebe coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas

A Fundação Educacional e Cultural de Magé recebeu na quarta-feira (20 de março) a visita da coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Estado do Rio de Janeiro, Rita Carino, para conhecer a biblioteca municipal que funciona na sede da FECM. A presidente da Fundação, Alcilia Brandão, recebeu a coordenadora que trouxe durante a visita informações sobre projetos e editais que serão abertos e poderão beneficiar o município.
“Já estamos apoiando a Fundação Cultural e Educacional de Magé com doação de livros, e estamos reabrindo alguns editais, então vim apresentar e convidar Magé para fazer parte para fortalecer essa Biblioteca” disse a coordenadora, Rita Carino. A FECM recebeu 1,5 mil novos títulos que estão à disposição para consulta pública na sala de leitura e no telecentro do local.

Parceria realiza operação de ordenamento urbano

Com o objetivo de desobstruir vias que estão sendo parcialmente ou integralmente bloqueadas de forma irregular, a Secretaria Municipal de Segurança Pública realizou duas operações de ordenamento urbano. A primeira foi no Parque dos Artistas em Piabetá, na quinta-feira (14 de março) e a outra no BNH em Santo Aleixo, na terça-feira (19 de março).
A primeira ação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos que enviou uma retroescavadeira para auxiliar na retirada de pilastras que foram construídas por moradores na Rua Ângela Maria, no Parque dos Artistas. A Policia Militar acompanhou o trabalho realizado.

Representantes da PMM vão ao sul da Bahia conhecer projetos sociais agrícolas


Secretários municipais e o prefeito Nestor Vidal visitaram há poucos dias projetos sociais desenvolvidos na área rural em municípios do Sul da Bahia promovidos por empresas privadas. Os projetos contemplam agricultores e seus filhos que cultivam produtos variados como palmito, farinha e peixe.     

Um dos municípios visitados foi Arapiruna, que possui um clima muito parecido com o de Magé, o que possibilita o cultivo dos mesmos produtos agrícolas. “A visita que fizemos me surpreendeu, porque conhecemos um trabalho exemplar que queremos ter como inspiração para nosso município”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Aloísio Sturm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário