quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

MAGÉ DE TODOS EM AÇÃO

Informações e imagens do site oficial

CVT de Magé já funciona para realizar matrículas

CVT-Magé---Fotos-Brenda-PagOs candidatos sorteados para os cursos do Centro Vocacional Tecnológico de Magé já podem comparecer até o dia 16 de fevereiro (sábado) para efetuar sua matrícula e garantir sua vaga. A unidade que será inaugurada  no fim do mês abriu as portas para que o processo seletivo possa se ajustar ao calendário unificado das outras unidades da FAETEC.
A unidade localizada na Rua Coronel João Valério, 485, está aberta de segunda à sexta das 9h às 20h e também aos sábados das 9h às 16h. Os alunos menores de idade precisam ir ao CVT acompanhados de um responsável legal.

Saúde fortalece parceria e renova convênios com Governo Federal

brasiliaCom o objetivo de buscar melhorias para a qualidade da atenção básica oferecida em Magé, o secretário Roberto Daiub participou do Acolhimento Nacional aos Secretários Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde em Brasília na última semana, que reuniu mais de 2 mil gestores da área.
Na abertura do encontro o ministro Alexandre Padilha convocou os representantes dos municípios para ações unificadas com o Ministério da Saúde. “A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, enfatizou.
Segundo o secretário Daiub foram renovados três convênios e Magé ainda foi inserido no Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB), que vai enviar médicos recém-formados para atuarem na rede municipal de saúde por conta do Governo Federal. “Esse contato foi de extrema importância, conversei pessoalmente com o ministro que está entusiasmado com os resultados que o município vem alcançando, e ele declarou que a participação da cidade no encontro é mais um fato a ser celebrado e comprova o desejo de ampliar e fortalecer os benefícios na área da saúde”, destacou.
Equipes de BH e Brasília visitam Magé para conhecer o 'Monitora Dengue'

Reunião do combate a deng secret. de saúde com o ministério público 42Reconhecido como “Município Modelo” no combate ao dengue, Magé recebeu no dia 6 de fevereiro a visita de equipes da Secretaria de Saúde do Estado, que trouxeram representantes do Ministério da Saúde e da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte. O objetivo da visita foi conhecer o sistema do ‘Monitora Dengue’, que utiliza palmtops no trabalho de vigilância no município.
O 'Monitora Dengue' foi implantado em Magé pela parceria com o Governo do Estado em caráter experimental no segundo semestre de 2012. Os agentes de endemias receberam os equipamentos e foram capacitados com aulas teóricas e práticas, em campo, e o sistema passou a operar na cidade em outubro. A inclusão dos equipamentos foi implantada inicialmente em dois dos seis setores de trabalho dos agentes de visita domiciliar: o Centro do 1º distrito e no 2º distrito, em Santo Aleixo e Andorinhas. Após a experiência realizada em Magé, desde a segunda quinzena de janeiro, municípios vizinhos também passaram a receber os palmtops que auxiliam no mapeamento digital dos locais que receberam a visita dos agentes e os dados dos habitantes. 

Fiscalização do governo municipal interdita clubes e chopperias de Magé

“As ações já aconteciam desde que assumimos a secretaria em 2011, mas agora intensificamos. Não queremos que casos como o de Santa Maria no Rio Grande do Sul aconteçam no nosso município”, explicou a Secretária de Fazenda de Magé, Maria Eugênia Barreiros dos Santos, sobre o motivo que levou a intensificar a fiscalização, resultando a interdição de 50% dos estabelecimentos no município.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a equipe da Secretaria de Fazenda está inspecionando locais de eventos, bares e chopperias que oferecem música ao vivo e clubes que organizam festas, shows com músicos ou DJs, e solicitando documentos como alvará e licenças. Segundo a secretária nenhum dos estabelecimentos visitados está cumprindo todas as exigências.
 
I Fórum de Saúde Mental é realizado em Magé

Fórum-de-Saúde-Mental-6Para discutir a implementação das políticas públicas voltadas ao atendimento dos usuários dos serviços de saúde mental, foi realizado no dia 4 de fevereiro a primeira edição do Fórum Municipal de Saúde Mental, no auditório da Escola Municipal Desembargador Oswaldo Portella.
Com cerca de 70 participantes das áreas da Saúde, Assistência Social e Educação, o encontro foi pautado pelas diretrizes voltadas ao campo do atendimento em Saúde Mental em Magé, que é realizado nas duas unidades dos Centros de Atenção Psicossocial, mais conhecidos como CAPS. O psiquiatra Dr. Sérgio Alarcon, que comandou o evento, ressaltou a atenção que o município tem dado à especialidade:
– Quando vim trabalhar em Magé eu fiquei surpreso com a atenção dada à Saúde Mental. Em geral, a especialidade não é tratada como prioridade, com dedicação técnica, e a gestão municipal tem recebido positivamente os projetos, elogiou o médico que também é coordenador do Programa Municipal de Saúde Mental.
Prefeitura de Magé recebe reforço no material de hidratação

Tendo em vista o período no qual ocorre aumento no índice de casos de dengue, o Governo do Estado enviou material de hidratação para serem utilizados na rede municipal de saúde. No dia 4 de fevereiro chegaram na Secretaria Municipal de Saúde 20 cadeiras de hidratação, bebedouros novos, longarinas e material de hidratação oral.
“O estado reconheceu o trabalho que Magé tem desempenhado no combate à dengue, quando o nomeou como 'Município Modelo'. Através de uma parceria tem oferecido apoio, e agora enviou material para oferecermos hidratação aos pacientes. Estamos muito satisfeitos com os resultados que estamos alcançando com essa parceria”, disse o secretário de Saúde, Roberto Daiub.

Nenhum comentário:

Postar um comentário