sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

MAGÉ DE TODOS EM AÇÃO

Iphan e PMM se reunem para discutir uma gestão compartilhada da Primeira Ferrovia do Brasil

Reunião Iphan 1Restauração da Primeira Estrada de Ferro do Brasil e cuidados com a Estação de Guia de Pacobaíba foram os temas da reunião de sexta-feira (1° de fevereiro), onde o prefeito Nestor Vidal recebeu a Superintendente do Iphan, Cristina Lodi, representante da Secretaria Estadual de Transportes, Antonio Pastori, e de membros da Comissão de Revitalização da Ferrovia.
“Fizemos o reconhecimento do local, a segunda etapa será de contratar segurança para que não haja mais invasão no espaço, e depois melhorar as condições de visitação do local. Para isso vamos criar um grupo de trabalho com um termo de cooperação onde definiremos as funções de cada órgão” explicou Cristina Lodi.

Manutenção conclui obras de drenagem na Rua Salma Repani

Rua Selma Repanifoto Marcelo Dias 13Os moradores da Rua Salma Repani, mais conhecida como o endereço da Câmara de Vereadores de Magé, agora poderão ficar mais aliviados em dias de chuva. A equipe da Secretaria de Manutenção Pública está concluindo as obras de drenagem no local na sexta-feira (1º de fevereiro).
Entre as melhorias realizadas estão a instalação de cinco bueiros que vão evitar o alagamento da rua e levarão a água de chuva para a galeria de águas pluviais. O calçamento também foi terminado porque o local teve as obras paralisadas há muitos anos e parte dos moradores sofriam com as chuvas. De acordo com o secretário Edivar Tavares, “a intervenção é grande importância para quem vive no local, pois  por muitos anos a água de chuva provocou alagamentos, e as obras de drenagem vão evitar o acúmulo e o escoamento será facilitado com a galeria”.

Secretários se reúnem para discutir estratégias para combater a dengue em 2013

Reunião 10 minutos - Fotos Fernando Fernandes 1Todos os secretários municipais foram convocados para uma reunião para discutir as estratégias para o combate a dengue em 2013, o prefeito Nestor Vidal participou ressaltando a importância da participação de todos nessa luta. O coordenador do programa “10 minutos contra a dengue”, Marcos Vanini, realizou uma apresentação com os índices e infestação em Magé, e as ações que precisam ser desenvolvidas por cada secretário.
O secretário de obras, Robson de Abreu foi o primeiro a solicitar capacitação para, os seus funcionários: “Eu queria que o mais rápido o possível pudéssemos marcar uma capacitação para o combate a dengue com os encarregados das frentes de obras, porque nós trabalhamos com asfalto, manilhamento e outros serviços, e encontramos locais que acumulam muita água e são foco de mosquito. Quero que todos eles estejam preparados para ajudar no combate” disse o secretário. Segundo Marcos Vanini, essa será a segunda equipe a receber a capacitação, já que a Defesa Civil já recebeu na última semana.

Secretaria de Meio Ambiente resgata espécie em extinção em Magé

cágadoNa manhã da quinta-feira (31 de janeiro), a equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi abordada por moradores da Rua C, no sexto distrito (Piabetá), e resgatou com vida um Cágado do Paraíba da espécie (Mesoclemys hogei), ameaçada de extinção que estava debilitada, com graves ferimentos no pescoço e precisando de cuidados especiais. Os agentes estavam a caminho de uma vistoria de rotina.
A equipe do Meio Ambiente prestou os primeiros socorros, classificando o animal e encaminhando ao Projeto Fauna Viva,em parceria com a CRT e PARNASO (Parque Nacional da Serra dos Órgãos), que é uma equipe especializada em recuperação de animais. Depois de receber os devidos cuidados será feito um trabalho de readaptação e a espécie será libertada em seu habitat natural.

Magé oferece transporte para levar doadores ao Hemorio

 sangue frente editO município de Magé dispõe de uma agência transfusional que duas vezes por semana oferece transporte para doadores que desejam ir até o Hemorio. O banco de sangue do município é abastecido pelo instituto, e Magé precisa levar doadores para manter a cota mensal. Todas as terças e quintas, pela manhã, a Secretaria Municipal de Saúde leva quatro doadores ao Rio. O Hemorio fornece documento para justificar a ausência no trabalho.
Os interessados em fazer parte desse ato que salva diariamente milhares de vidas, podem agendar o serviço através do telefone ou na própria Agência Transfusional em frente ao Hospital de Magé, no Centro do primeiro distrito.
Para doar, o candidato precisa ser maior de 18 anos e pesar a partir de 50Kg, não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação.

Fiscalização Ambiental enfrenta dificuldades para realizar operação

 100 1444Na última semana, os fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente encontraram dificuldades para realizar a operação na empresa rodoviária Alfa Rodobus.  De acordo com o órgão municipal, a fiscalização ambiental é um procedimento habitual, e o impedimento da mesma é considerado infração ambiental defendida pelo artigo 80 do Decreto 2307/07, que regulamenta o Código Ambiental de Magé.
Como consequência da situação, a viação foi multada pela prática. A operação faz parte do conjunto de ações pelo controle ambiental no município.

Defesa Civil recebe capacitação para colaborar no Combate a Dengue

Capacitação - Defesa civil e Meio Ambiente - Fotos Brenda Pagung 7A capacitação dos agentes da COMPDEC (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) foi realizada na quinta-feira (31 de janeiro) na sede do órgão municipal. Marcos Vanini, coordenador do programa “10 minutos contra a dengue” em Magé, realizou a palestra para os agentes e funcionários da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que farão parte do evento que acontecerá no próximo sábado na comunidade do Rio Roncador.
A comunidade foi a primeira do município a receber o Núcleo de Proteção e Defesa Civil (NUPDEC). O objetivo do NUPDEC é ter contato direto com a população local para dar a oportunidade aos moradores de serem retirados do local, em caso de risco. Os agentes foram preparados para que na próxima ação no bairro realizarem a campanha de prevenção e combate à dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário