segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

ÁRVORE CENTENÁRIA DE DUQUE DE CAXIAS CONTINUA ABANDONADA

No dia 3 de fevereiro de 2012, publicamos neste blog, no site Baixada Fácil e no jornal O REDATOR a seguinte matéria:

"ÁRVORE XODÓ DE DUQUE DE CAXIAS PODE SER EXTINTA

Uma árvore centenária que se trnsformou no xodó da comunidade de Pantanal, em Duque de Caxias está ameaçada de corte ou outra forma de extinção. Ela se situa na antiga fazenda de Tenório Cavalcanti, o legendário Homem da Capa Preta, que já foi, inclusive, interpretado no cinema pelo Ator José Wilker. Na mesma fazenda existe ainda o antigo casarão de Tenório, em torno do qual existem lendas contadas pelos moradores mais antigos. Encontra-se em estado precário de conservação e também pode ser destruído.
A quase certeza da extinção desse patrimônio inexplicavelmente não tombado é o fato de que naquela área serão realizadas obras do projeto MINHA CASA MINHA VIDA. Os moradores do Pantanal estão consternados e fazem um apelo às autoridades duquecaxienses: Que pelo menos a árvore seja preservada. Pedem ainda que em torno dela seja construída uma proteção adequada, para protegê-la contra vandalismo, pois recentemente houve um caso: Um grupo de jovens jogou óleo em suas bases e ateou fogo, o que gerou desconfiança . Muitos acham que houve uma tentativa de fazê-la definhar, com vistas a uma futura justificativa para o seu corte definitivo.
O bairro Pantanal, a poucos quilômetros do Centro de Duque de Caxias é uma comunidade muito populosa, bastante precária, e seus moradores são, na maioria, pessoas de baixo poder aquisitivo. As construções são amontoadas e há bastante  criminalidade. Mas a área em torno da “fazenda”, especificamente, é bastante calma. Parece outra comunidade. As pessoas se conhecem como em áreas rurais, e têm pelo menos uma paixão em comum: A árvore que torna o ambiente à beira de um recanto bucólico"..
Recebemos nesta segunda-feira, 28 de janeiro, um comentário da leitora Maria Cláudia Almeida, moradora do bairro, dando as seguintes informações:

"Eu moro bem perto dela, e já conhecia o local desde criança...vi toda transformação do antes e depois. Esse lugar deveria antes de ser destruído ser tombado. Mas, não foi e sim todo destruído e continua sendo. A história dessa árvore é muito antiga, como as outras arvores do local que foram arrancadas. Essa quase morreu queimada, eu quase presenciei os vândalos botando fogo...quando cheguei ao local, vi que ela estava pegando fogo ,e por ser bombeira, tentei apagar o fogo, mas não tive ajuda e o fogo seguiu em grande proporção, então chamei por cel. os colegas de fardas (bombeiros) e falei o que estava acontecendo...demoraram umas 2 horas pra entender que não era trote e quando chegaram no local, o fogo já tinha consumido mais da metade da arvore.Lamentei muito, e até chorei pela arvore mãe. Até hoje ela não conseguiu se recuperar das queimaduras e pelo jeito não vai".

Nenhum comentário:

Postar um comentário