sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

MAGÉ DE TODOS EM AÇÃO

Informações e imagens do site oficial
 
Governo Municipal busca parceria com Capitania dos Portos
IMG-20130123-03319 - CópiaSecretários municipais se reuniram com o comando da Capitania dos Portos para discutir a elaboração do Plano de Gerenciamento Costeiro do município de Magé (PGCM). O plano consiste em regulamentar a utilização da faixa costeira, marítima e fluvial da cidade.
O governo municipal foi representado pelos secretários de Meio Ambiente, Leandro Vidal, e de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, Aloísio Sturm, que junto ao Comandante Fernando Ranauro Cozzolino decidiram que a equipe de trabalho da Prefeitura, em parceria com a comunidade pesqueira, vai buscar a unidade consensual de propósitos voltados a atender os segmentos ambiental e socioeconômico.
 
Bateria da Beija-Flor no Terreirão do Samba

O estacionamento do Super Terê no Centro de Magé será palco da primeira edição do Terreirão do Samba 2013. O chão vai tremer com a bateria da Beija-Flor de Nilópolis e os grupos de pagode Coração Blindado e Swing&Simpatia.
A partir das 20h desta sexta-feira começa o Pré Carnaval, com a apresentação do Rei Momo e a escolha da Rainha do Carnaval. As agremiações da cidade também vão participar da festa com o samba-enredo que levarão para a avenida do samba mageense no desfile oficial deste ano.
No sábado o evento começa mais cedo. A partir das 17h, o público vai sacudir ao som da Bateria da União da Ilha do Governador, o grupo Clareou e das bandas locais. A entrada é franca, uma festa para toda a família.
Mauá também terá esquenta
Neste sábado, 26 de janeiro, o Largo da Figueira também vai estar em festa. A partir das 16h o Bloco Barões de Mauá, o grupo Coração Blindado e o DJ André vão agitar o público.  
No dia 1º de fevereiro, as ruas serão tomadas pelos blocos de carnaval da cidade. Nos seis distritos mageenses a folia está garantida a programação variada e diversificada, que em breve será divulgada.
As equipes das Secretarias de Manutenção Pública e de Serviços Públicos também estão trabalhando em todos os locais onde serão realizadas as festas na cidade. Reparos no calçamento e na iluminação, instalação de banheiros químicos, e preparativos do local que vai contar com toda a estrutura necessária de palco, som e iluminação são algumas das atividades realizadas. Toda a cidade também está em fase de preparação para a passagem dos blocos e agremiações durante as comemorações do carnaval.

Superintendente Federal apresenta metas de incentivo à pesca no município

Na quinta-feira 24 de janeiro, Antonio Emílio Santos, Superintendente Federal de Pesca e Aquicultura no Estado do Rio de Janeiro, se reuniu com Aloísio Sturm, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Agricultura, e o presidente da Colônia de Pescadores Z9 de Mauá, Milton Mascarenhas Filho, no Palácio Anchieta para apresentar as metas do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) para o crescimento da atividade econômica no país.
“O encontro foi o ponto de partida para o desenvolvimento de projetos conjuntos, que possam atender o plano de desenvolvimento da Aquicultura e da Pesca em Magé”, explicou Sturm. A ação atende as metas do MPA de incentivar o consumo de pescado no país, e vão contar com investimentos avaliados em R$4,1bi através do Plano Safra da Pesca e Aquicultura, que visa incluir o alimento como item indispensável na mesa do brasileiro até 2014.
Para o superintendente,“Magé tem importância nesse processo por seu histórico na área da pesca, que já foi umas das principais atividades econômicas do município. E é necessário resgatar isso”, relatou Santos.
Representando a colônia de pescadores, Milton Mascarenhas acredita que reestruturar as agências de atendimento no município é um dos caminhos para que o crédito chegue e mude a realidade da comunidade. “Aqui em Magé nós temos a questão de que a cada período pegamos diferentes tipos de peixe e não temos material para atender isso. Com mais recursos a gente consegue ter um melhor resultado no nosso trabalho”, explicou. O próximo passo em busca de melhorias, segundo o secretário Aloisio Sturm, “é estabelecer uma representação efetiva da colônia de pescadores no Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e incluir como meta do grupo as necessidades da comunidade pesqueira para que sejam feitas as reivindicações”.

Secretaria de Segurança realiza ação educativa na Praça de Magé

A educação no trânsito é um dos objetivos da Secretaria Municipal de Segurança Pública, e para alcançar essa meta o órgão está realizando ações que buscam implantar na cultura mageense o respeito às leis de trânsito e o cumprimento das regras que visam proporcionar bem-estar aos pedestres, ciclistas e condutores de veículos. O foco, na quinta-feira 24 de janeiro foi a Praça Dr. Nilo Peçanha, onde agentes da Guarda Municipal abordaram ciclistas passando pelo local, dando instruções sobre os riscos que podem surgir e pedindo que passassem empurrando a bicicleta. Segundo o Secretário de Segurança Pública do município o objetivo é mudar a cultura que proporciona riscos aos mageenses: “o objetivo é fazer uma ação educativa para evitar que crianças, idosos, ou qualquer pessoa seja atingida por uma bicicleta. Queremos desenvolver ações diárias para devolver a cultura de respeito aos pedestres aqui em Magé”, explicou o secretário Sérgio Mercês Venancio. Guardas Municipais também estão atuando em faixas de pedestres, abordando motoristas sobre a prática de parar na faixa sempre que tiver um pedestre esperando para atravessar, cedendo a vez sempre que possível. As ações acontecerão em todos os distritos e serão implantadas gradativamente, buscando alcançar todo o município.

CVT de Magé será inaugurado em fevereiro e inscrições estão abertas

Está agendado: 28 de fevereiro às 10h30 será a inauguração do Centro Vocacional Tecnológico, a unidade de ensino profissionalizante no Centro de Magé. Na manhã desta quinta-feira (24), Celso Pansera, presidente da FAETEC e o diretor de implantação e logística, Laércio Aguiar da Rocha, visitaram as instalações e confirmaram que a obra estará concluída até a data, quando o governador Sérgio Cabral virá inaugurar o espaço junto com o prefeito Nestor Vidal.
Cabral destaca a parceria com o governo municipal como o diferencial para gerar benefícios diretos para a população, que é fruto de sua afinidade com prefeito Nestor Vidal. “O CVT em Magé vai ser a diferença. Vai permitir às pessoas de qualquer idade, que tenham a chance de melhorar ou conquistar uma colocação digna no mercado de trabalho, através da especialização profissional”, explicou o governador.

Operação elimina lixão clandestino em Magé

Lixão Clandestino - Bongaba - Fotos Brenda Pagung 4A denúncia feita pela Associação de Moradores de Bongaba levou a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a dois terrenos que estavam sendo usados indevidamente para despejo de lixo. O crime ambiental ocorria na Rua Baronesa de Mauá onde duas áreas, uma de 800m² e uma de 1000m², recebia lixo inadequadamente. Na quinta-feira 24 de janeiro o local começou a ser esvaziado por uma força tarefa formada no município.
O secretário de Meio Ambiente de Magé, Leandro Vidal, fiscalizou o local com a equipe técnica e com o apoio da Guarda Ambiental. “O nosso município é muito grande e necessitamos dessa colaboração da comunidade para encontrar locais como esse. Nós estamos intensificando a fiscalização no local para pegar os responsáveis por esse crime ambiental. A probabilidade de que esses caminhões estão vindo de fora do município é muito grande, e por não terem convênio com o Aterro Controlado, estão jogando em local indevido”, explicou o secretário, que já havia vistoriado o local no início desta semana.

Prefeitura começa nesta quinta-feira cadastro e reserva de vendedores para o carnaval

O governo municipal começou a cadastrar e reservar o espaço para os vendedores que quiserem montar barracas para comercializar alimentos no carnaval. Todos os vendedores devem se cadastrar na Secretaria de Serviços Público. Para facilitar a busca dos vendedores, o serviço de atendimento será disponibilizado nas três bases da secretaria de serviços públicos, portando documentos de Identidade e CPF, e pagar a taxa de R$ 200,00 que valerá para os quatro dias de festa. A taxa de iluminação e o ponto de luz deverão ser solicitados na companhia de abastecimento elétrico.

Disque Denúncia de Magé está disponível para a população

O mageense já pode contar com um número de telefone fixo, e endereço de email para entrar em contato direto com a Secretaria Municipal de Segurança Pública para realizar denúncias de diversos tipos. O telefone funciona 24 horas e o denunciante tem a opção de não se identificar ou deixar um contato para receber a resposta sobre a solução do caso.
Qualquer ato de violência ou infração no trânsito, contra o patrimônio público ou contra a segurança pública, e até mesmo o mau atendimento nos serviços prestados pelo governo municipal pode ser denunciado através do telefone que é atendido diretamente na Secretaria Municipal de Segurança Pública. Segundo o secretário, Sérgio Venâncio, “estamos preparados para receber ligações 24 horas, e atenderemos às solicitações dos mageenses e buscaremos atender em curto prazo. O objetivo e dar uma ferramenta que proporciona mais segurança para o nosso município” explicou.
O serviço começou a funcionar na última segunda-feira (21), o número da ouvidoria é (21) 3655-9494 e o endereço eletrônico da secretaria é o  segurancapublica@mage.rj.gov.br.

Um comentário:

  1. OS HORRORES DE MAGÉ E A REVOLTA DA ARMADA

    O sol que raiou no levante no dia 21 de Fevereiro de 1894, veio iluminar ainda um vasto campo de guerra, onde pais, filhos, irmãos e parentes se digladiaram, uns ao influxo, impatriótico de um governo sanguinário, outros pelo heroísmo, e que procuravam, a custa da própria vida, reivindicar a sua liberdade e os direitos confiscados de seus concidadãos.

    A imaginação humana não concebe fato mais degradante, resistência mais inútil, do que essa que cresce dia a dia na sustentação de um poder tirânico que sufoca esta infeliz Pátria Brasileira para sustentar a pertinácia de um homem que subiu ao governo, não em nome do povo e nem por amor de um princípio, mas pelo advento de um pronunciamento militar que trouxe a guerra civil e a anarquia que solaparam os restos das forças desta Nação.

    Nós Mageenses lamentamos essa fúnebre conjuntura, ouvindo ainda esse eco de desolação que enluta os destinos do nosso município, no meio dessa aflição que dilacera a nossa alma.

    Quando os soldados sob as ordens do CORONEL MANOEL JOAQUIM GODOLPHIN se entregavam à pilhagem desenfreada, durante todo o tempo de seu “comando’, ele contemplava os destroços a que era reduzida, as propriedades dos cidadãos Mageenses, o pesar e a aflição destes, e como se orgulhando do que ordenara, dizia com a convicção de quem estivesse cumprindo uma ordem “Eu vim destruir Magé, essa é a minha missão!”.

    Após esta triste fase, Magé, que era uma das mais importantes cidades do Estado do Rio de Janeiro, dos movimentados portos, escolhido para ser berço da primeira ferrovia do Brasil, da mais importante via terrestre de comunicação com Minas Gerais e o interior do Brasil, entrou na triste decadência perdendo o status de “Cidade Modelo”.

    Este é um pequeno comentário, para nos conscientizarmos de que precisamos conhecer a nossa História e participar da política do nosso município, ajudando as autoridades constituídas, para que esta palavra de maldição que foi lançada sobre Magé seja quebrada.

    Magé voltará a ser uma grande cidade livre de todas as más influencia que tentaram destruí-la desde o dia 21 de Fevereiro de 1894 e também 1964.

    Vamos declarar o nosso amor pelo nosso Município.


    Gilvaldo Dias Guerra

    Veja o Vídeo. É só clicar!

    http://www.youtube.com/watch?v=CymZH-H2Cyg

    ResponderExcluir