terça-feira, 18 de dezembro de 2012

MAGÉ DE TODOS EM AÇÃO

Informações do site oficial

Primeira turma do Curso de Libras é diplomada em Magé

Formatura do Curso Libras - Fotos Brenda Pagung cA Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a entrega de 60 certificados do Curso de Libras, Módulo Básico, oferecido aos profissionais da rede municipal de ensino, na segunda-feira, 17 de dezembro. Após 40 horas de aula, professores e diretoras concluíram a primeira etapa e aguardam a próxima fase do curso que continuará em 2013.
As aulas eram realizadas uma vez por semana em Escolas Municipais de Magé, e o projeto desenvolvido pelas Coordenadoras de Educação Especial Carine da Silva e Maria Esther dos Santosatualmente atende a 45 alunos com deficiência auditiva inseridos em turmas na rede municipal. O objetivo é poder oferecer melhores condições a essas pessoas, e capacitar, além dos profissionais de educação, a sociedade, porque às vezes os familiares dos alunos também querem aprender para ajudar seus filhos.

Projeto ‘Menor Aprendiz’ é apresentado a empresários mageenses

Apresentação do Projeto Menor Aprendiz - Fotos Brenda Pagung 5Com o objetivo de buscar a parceria das empresas mageenses para a implantação do Projeto Menor Aprendiz no município de Magé, a Secretária Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Selma Vaz Vidal apresentou o projeto na Associação Comercial Industrial e Agrícola de Magé no dia 17 de dezembro, a empresários de diversas áreas e representantes da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL), Rotary Club e Senai.
“Queremos firmar uma parceria entre o governo municipal, as empresas de Magé e o Sistema S, que abrange Senai, Sesi, Senac, Sesc, Sescoop, e entre outros, com o objetivo de dar apoio e condições para que os jovens sejam inseridos no mercado de trabalho. Queremos implantar o projeto em 2013 e para isso queremos o apoio de toda a sociedade” explicou Selma Vaz Vidal.

Secretaria Estadual libera recursos para colocar em prática projetos municipais

Meio-ambiente-se-reúne-com-Representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente apresentaram no  dia 29 de novembro dois projetos na Câmara de Compensação Ambiental do Estado. Um plano de manejo e um de educação ambiental, que foram aprovados e tiveram seus recursos liberados para a gestão do Parque Natural Municipal Barão de Mauá.
“O plano de manejo tem como objetivo definir o uso por parte dos visitantes, fazendo o georeferenciamento e o inventário geral da unidade de conservação”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Leandro Vidal.
 

Solenidade marca encerramento de atividades do PROJOVEM adolescente

DSC 3256A galera de 15 a 17 anos deu show no encerramento das atividades do PROJOVEM adolescente realizado no ginásio poliesportivo de Fragoso, na sexta-feira 14 de dezembro. Grupos de dança, capoeira, exposição de artesanato e atividades artísticas desenvolvidas nos diversos polos (batizados pelo projeto como coletivos) existentes na cidade fizeram parte do evento.
Na cerimônia, realizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), os participantes do projeto receberam lembranças e puderam mostrar o que aprenderam ao longo do ano..
   
Espetáculo em comemoração ao centenário de Mário Lago é realizado em Magé
Nas-Àguas-do-Lago---Fotos-BMais de 80 pessoas assistiram ao espetáculo “Nas águas do Lago”, no último domingo, 16, na praça da prefeitura no centro de Magé. O musical narra casos e apresenta poemas da vida de Mário Lago, e ainda apresenta algumas de suas canções que marcaram época.
O espetáculo que comemora o centenário do compositor, conta com a participação dos cantores Luíza Dionísio, Marquinho China, Agrião, e do grupo Tempero Carioca, além da narração dos poemas e episódios da vida do ator, pelo seu filho e diretor do musical, Mariozinho Lago.
   
Plantas medicinais em Magé despertam interesse acadêmico

IMG 0109Magé se destaca pela produção de tubérculos, que se concentra no distrito agrícola do município. Outro potencial também identificado na área é o das plantas medicinais. Foi este aspecto que chamou a atenção do núcleo de ensino superior em Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que na última semana  se reuniu com a Secretaria de Agricultura, a EMATER Rio e membros da Associação de Pequenos Produtores da Cachoeira Grande.
O encontro realizado no gabinete do governo municipal com o prefeito Nestor Vidal discutiu parceria para o uso do que é produzido a partir das áreas de cultivo destinadas a essa especialidade e também das espécies encontradas em terras mageenses, por serem nativas do solo local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário