terça-feira, 4 de dezembro de 2012

MAGÉ COMEMORA DIA MUNDIAL DA LUTA CONTRA A AIDS

Da assessoria de comunicação - Em comemoração ao Dia Mundial da Luta contra a AIDS, o Programa Municipal de DST e Hepatites Virais realizou no sábado, 1 de dezembro, o evento Fique Sabendo. O evento se realizou na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e foi promovido pelo Ministério da Saúde, que contou com uma caminhada pelo centro de Piabetá e com o Teste Rápido Diagnóstico (TRD), que verifica a presença do vírus HIV no sangue e também o VDRL, que diagnostica a sífilis. Os resultados se apresentam em apenas 20 minutos.
A coordenadora do Programa Municipal, Dr. Neusa Nei comentou a importância desse tipo de ação dentro do município. “Há a necessidade de a população saber da sua sorologia, para que cada um possa ter o tratamento adequado contra a doença”. Foi instalado também como parte do evento um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) itinerante nos PSF’s e postos 24h dos bairros Pau Grande, Fragoso e Maurimárcia.
O pedreiro Jorge Luiz Herculano,  de 29 anos, que estava trabalhando na obra da Delegacia ao lado da Secretaria, fez questão de realizar o teste. “Esse tipo de ação é de extrema importância, pois a saúde vem em primeiro lugar, e quando soube que estava tendo, eu vim correndo fazer o teste, todos nós precisamos nos cuidar, e eles foram muito atenciosos ao dar o diagnostico, fazendo o aconselhamento”; afirmou Jorge Luiz. Além da caminhada e dos testes, foram distribuídos material informativo, preservativos e camisetas. Agentes de saúde participaram de toda ação, que teve o apoio da Secretaria Municipal de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário