segunda-feira, 5 de novembro de 2012

MAGEENSES ATUAM EM DOCUMENTÁRIO SOBRE MARIA CONGA


Do site oficial - Contando a história de uma das mulheres que mais lutaram pela liberdade no Brasil, o documentário foi lançado na quinta-feira 1 de novembro, na Praça Dr Nilo Peçanha. O ‘Maria Conga – Orgulho de ser Quilombola’ conta a história da guerreira que lutou pelo direito dos negros, e da formação do Quilombo que hoje é um bairro em Magé.
O Ponto de Cultura Cinemina Pontos de Visão é uma das ações da Estimativa e é um projeto que contribui para a produção e o acesso de bens culturais, consequentemente, trabalha a autoestima, o sentimento de pertencimento e a cidadania. Roteiro, Direção e toda a parte técnica foram feitas pelos participantes da oficina realizada no bairro, com orientação  dos professores Janaina Oliveira Re.Fem. e Bruno Thomassin e as produtoras Jana Guinond,  Deny Moura e Ednéa Rubim.
Segundo a doméstica Sueli Lucio da Silva, 51 anos, que atuou no documentário, “foi muito emocionante pra mim, poder fazer parte da oficina e da filmagem. Por que desde pequena, minha avó contava essas histórias, não tinha luz em casa, então era bom passar as noites ouvindo as histórias de como as coisas aconteceram, então eu sempre conheci e agora outras pessoas vão poder conhecer” contou a atriz principal do documentário.
A iniciativa foi o primeiro trabalho desenvolvido com o apoio da recém-criada Coordenadoria de Promoção da Política de Igualdade Racial do Município de Magé, que informou que serão divulgadas outras datas para a exibição do documentário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário