domingo, 14 de outubro de 2012

NOVIDADES NA GUERRA CONTRA A DENGUE EM MAGÉ

No dia 11 de outubro, agentes de endemias participaram de uma capacitação para o projeto piloto que adotará um palmtop para ajudar os agentes na transferência e recebimento de dados e de resultados dos Levantamentos de Índice Rápido para Aedes Aegypti, a LIRAa. Ao todo, serão 160 agentes qualificados para fazer o levantamento no município com o aparelho doado pelo IBGE numa parceria da Secretaria de Estado e o Ministério da Saúde. Trata-se um projeto piloto que está sendo implantado em Magé, e que poderá se tornar uma referência nacional, pois em nível estadual o município é considerado um exemplo no combate à proliferação do mosquito.
O próximo LIRAa será realizado no período de 15 a 19 de outubro, já com os 26 agentes treinados para a nova forma de transmitir dados sobre os focos nos bairros de Vila Esperança, Flexeira, Maria Conga, Figueira, Vila Nova e centro de Magé. O que se espera é que até o fim do mês de outubro todos os agentes de endemias presentes no município estejam bem capacitados para a função. 
A chegada do novo sistema de trabalho trouxe os mais diversos benefícios nas áreas de portabilidade, acessibilidade e agilidade da informação. Apesar de algumas dificuldades iniciais, o programa tem sido bem aceito. Desde os primeiros contatos, muita coisa foi mudada, o que é considerado por todos uma grande evolução. A partir do empenho dos programadores, agentes e todas as pessoas envolvidas no projeto, espera-se criar e estabelecer um novo padrão de serviço. A guerra contra o mosquito e o vírus do  dengue está declarada. Se todos fizerem a parte que lhes cabe, a sociedade será vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário