quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Melhor Idade assiste espetáculo clássico de Nelson Rodrigues

Como forma de incentivo ao lazer e prática de atividades culturais, cerca de 50 participantes do projeto Vida Ativa na Melhor Idade foram ao teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, assistir à peça teatral “Bonitinha mas ordinária”, clássico que está de volta aos palcos para celebrar o centenário de vida do autor Nelson Rodrigues, e o aniversário de 20 anos da primeira adaptação do texto homônimo para os palcos.
O grupo teve a oportunidade de assistir ao espetáculo que contou com o mesmo elenco que se apresentou há 20 anos com o mesmo roteiro, uma homenagem de Nelson Rodrigues ao amigo Otto Lara Resende, mineiro que trabalhava como professor. Os ingressos foram cedidos através da parceria entre a Secretaria de Esporte, Turismo, Lazer e Terceira Idade de Magé com o programa estadual Formação de Platéia. “A Cultura é importante em todas as fases da vida. Tal qual o corpo, a mente também necessita de atividade”, disse Zuleima Santos, diretora da Terceira Idade, uma entusiasta a indústria teatral.
 A peça
Intitulada ‘Otto Lara Resende ou Bonitinha, mas ordinária’, a peça que ficou em cartaz em caráter comemorativo apenas neste final de semana, conta a história de Edgard, rapaz que passa por dificuldades financeiras para sustentar sua mãe, viúva. Edgar trabalha na empresa do industrial Werneck que encarrega seu braço direito Peixoto a lhe oferecer uma quantia em dinheiro para se casar com sua filha, vítima de uma curra. Edgar vive o dilema entre compactuar com esta trama inescrupulosa ou manter seu caráter e casar-se com Ritinha, sua vizinha, professora, que sustenta suas três irmãs e a mãe.
Criada a partir de uma frase do jornalista Otto Lara Resende – “o mineiro só é solidário no câncer” – para a famosa frase de Dostoiévski – “Se Deus não existe, tudo é permitido” -  a peça, como a maioria das escritas por Nelson Rodrigues, à primeira vista dá a sensação de perseguir um único objetivo: o de chocar a plateia. Se estivesse vivo, o autor e dramaturgo completaria 100 anos em 23 agosto de 2012.
Informações do site oficial

Nenhum comentário:

Postar um comentário