segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ECOTURISMO CHEGA A MAGÉ

Do site oficial - O Município de Magé se abre ao ecoturismo e é parte do projeto Caminhos da Serra do Mar, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (PARNASO). Magé também aderiu ao Conselho Consultivo do PARNASO em reunião realizada há poucos dias na subsede do órgão em Guapimirim.
‘Caminhos da Serra do Mar’ é o resultado da união das trilhas do PARNASO. Um projeto voltado para amantes do ecoturismo que está em processo de desenvolvimento por uma equipe formada por monitores ambientais, montanhistas e coordenadores voluntários que estão visitando as localidades que fazem parte da malha de vias que compõem o trajeto de 68Km, com início no distrito de Vila Inhomirim, na trilha do Caminho do Ouro em Raiz da Serra. “Esse projeto é de grande importância, estamos colocando o município de Magé no Circuito de Ecoturismo, onde podemos receber turistas de todo o Brasil e do exterior, que além de desfrutar de nossas belezas naturais, contribuirão com a geração de trabalho e renda de forma sustentável”, destacou Leandro Vidal, secretário municipal de Meio Ambiente.
 O projeto foi apresentado por Leandro Goulart, chefe do parque, que mostrou o caminho desde o ponto inicial em Magé que segue até Petrópolis pela Serra Velha, e passa pelos municípios de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Casimiro de Abreu. A estimativa é que o trajeto dure cerca de seis dias, e vai contar com pontos de apoio, trilhas seguras e sinalizadas. Segundo o planejamento, a previsão de abertura do circuito é em janeiro de 2013.
Município busca fortalecer trabalho conjunto com o PARNASO
Para aproximar e fortalecer o relacionamento com o município de Magé, a equipe técnica de Meio Ambiente também defendeu a instalação de uma subsede do PARNASO na cidade, no distrito de Santo Aleixo.
Magé faz parte da área de abrangência do órgão juntamente com Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim. O Conselho Consultivo do PARNASO é responsável pelo planejamento, execução, implementação de ações e gestão de recursos do parque, bem como fiscalização do cumprimento das regulamentações de moradia e intervenções humanas. Questões como a redução dos impactos provocados por construções irregulares em unidades de conservação são levadas à pauta das reuniões que também contam com a participação de representantes da comunidade. O próximo encontro do Conselho Consultivo do PARNASO está programado para dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário