segunda-feira, 6 de agosto de 2012

TERRA VAI ESTUDAR MARTE POR DOIS ANOS

Assim que chegar à superficie de Marte, o jipe-robô Curiosity passará por uma longa revisão em todos os seus sistemas, antes de iniciar o envio de informações e dados que chegarão de lá para a terra. Em poucos dias o jipe deverá ativar outra câmera e enviar imagens coloridas, depois das imagens em preto e branco.Todas as informações recolhidas pelo Curiosity serão enviadas apenas uma vez por dia. Depois dessa transmissão, o explorador automaticamente passa a processar e interpretar novas informações. As observações são armazenadas sobre o computador de controle do robô e depois, sobre o satélite que mantém sua comunicação com a Terra. Da superfície do planeta vermelho, o Curiosity analisará nos próximos dois anos a possibilidade de terem existido ou de existirem condições para a vida no planeta vermelho.
O laboratório móvel Curiosity pousou em Marte na madrugada deste dia 6 de agosto às 2h33min. Agora, deve passar um ano marciano (dois da Terra) pesquisando sinais que indiquem se o planeta já teve condições de abrigar vida. Controladores da missão da Nasa aplaudiram e gritaram ao receberem sinais confirmando que o jipe-robô sobreviveu à descida no céu marciano e aterrissou no fundo da Cratera Gale, perto do equador.
A operação de pouso foi considerada a mais complexa na história dos voos espaciais não tripulados. Pela demora nas comunicações via rádio entre a Terra e Marte, todo o processo precisou ser autoguiado, sem a interferência de técnicos.
Marte é bem parecido com a Terra, e os cientistas querem descobrir se ele teve já teve condições de abrigar vida microbiana. A missão marca o primeiro esforço de astrobiologia da Nasa desde as sondas Viking, na década de 1970. Um marco importante para a Nasa, que nos últimos anos sofreu cortes orçamentários e aposentou sua frota de ônibus espaciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário