quarta-feira, 18 de julho de 2012

NARRIMAN, DINHO E VALDECK: CANDIDATURAS NA CORDA BAMBA

Mal acabou de propor uma ação de impugnação contra Narriman Zito, candidata do PDT à Prefeitura de Magé, Ministério Público Eleitoral fez o mesmo contra o presidente da Câmara de Vereadores, Anderson Cozzolino, o Dinho e Valdeck Ferreira de Mattos, PR, ambos candidatos a vereador.  Esse partido está coligado na eleição proporcional com o PR, cujo candidato a prefeito é o vereador de Duque de Caxias, Ricardo da Karol, do PSB.
Com relação a Dinho, a ação está baseada em uma decisão judicial declarando-o inelegível por oito anos. Quanto a Valdeck, a argumentação é de que ele está inelegível por causa da cassação de seu mandato de vereador, no ano de 2009, por haver praticado crime eleitoral na eleição de 2008.
No caso de Narriman Zito, do PDT, candidata à Prefeitura de Magé, a ação já foi protocolada e a Justiça Eleitoral tem até o dia 5 de agosto para julgar o processo. Narriman governou Magé de 1º de janeiro de 2001 a 31 de dezembro de 2004, e teve as contas do exercício de 2004 reprovadas em 2005, pelo Tribunal de Contas do Estado, e em 2006 pela Câmara de Vereadores. Além disto, foram também achadas irregularidades na aplicação de recursos federais, o que fere a lei da Ficha Limpa, segundo a qual os políticos com contas reprovadas são inelegíveis.
Narriman foi ainda multada este ano, em aproximadamente R$ 230.914,19. A decisão está no processo 200.719/04, comunicada em abril à Prefeitura. A condenação foi gerada por despesa antieconômica, que resultou dano ao erário. As irregularidades foram constatadas em contrato firmado no ano de 2004 entre a Prefeitura e a Massan Comercial Distribuidora Ltda., para distribuição de alimentos, no valor de R$ 647.226,82.
O MPE está rigoroso em relação a pedidos de registro de candidaturas e faz uma devassa nos processos. Pode ser que haja novas ações de impugnação Até o dia 5 de agosto a Justiça Eleitoral tem prazo para julgar todos os pedidos desta natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário