segunda-feira, 16 de julho de 2012

EM DUQUE DE CAXIAS, PRAÇAS TERÃO AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL


Os jovens participantes do programa Comunidade Educadora, da ONG CARE Brasil, vão incentivar a comunidade de Duque de Caxias a preservar o meio ambiente. Entre amanhã e 20 de julho, realizarão tendas com jogos educativos em duas praças. Oferecendo atividades gratuitas para todas as idades, as tendas serão montadas o dia todo, nas Praças da Mantiqueira e Pedreira.
Pelo Programa Comunidade Educadora, estudantes do ensino público são capacitados pela CARE para mobilizar e sensibilizar a comunidade sobre os problemas socioambientais da região. Chamados de Agentes Pedagógicos Ambientais (Apas), os jovens montam Tendas ECOnsciência para  realização de jogos lúdicos e debates sobre ações preventivas e de conscientização em escolas e áreas públicas.
O projeto já formou 650 Agentes Pedagógicos Ambientais nos municípios de Duque de Caxias (RJ), Barro Alto (GO) e Francisco Morato e Franco da Rocha (SP). Mais de 13 mil crianças, adolescentes e jovens participaram dos debates sobre sociedade e meio ambiente em 450 tendas. Jogos pedagógicos criados exclusivamente para a atividade foram reproduzidos e distribuídos para as escolas.
Por meio do projeto e da atuação dos agentes, as cidades estão mais verdes: 220 mudas de árvores foram plantadas em áreas degradadas em torno das escolas participantes, que ainda implantaram a Coleta Seletiva Solidária e hoje são pontos de entrega voluntária de lixo reciclável. Em 2011, o engajamento da comunidade resultou na coleta de 16 toneladas de resíduos reutilizáveis. No Rio de Janeiro, o Programa Comunidade Educadora é financiado pelo Itaú FIES, Carrefour e Marcopolo.
A CARE Brasil é uma ONG brasileira, com título de OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), que iniciou suas operações em 2001. A CARE Brasil se concentra no combate à pobreza, abordando as suas causas estruturais por meio de projetos de desenvolvimento urbano e rural. Para este fim, opera atualmente em oito estados, incluindo duas áreas urbanas (Rio de Janeiro e São Paulo) e seis regiões rurais (Acre, Bahia, Piauí, Maranhão, Ceará e Goiás). Atua ainda na resposta e redução de risco de desastres, com projetos em andamento na Região Serrana do Rio de Janeiro, Região do Alto Acre e Francisco Morato, em São Paulo.
A CARE Brasil faz parte da rede da CARE Internacional. Com atuação em 84 países, apoiou em 2011 mais de 122 milhões de pessoas, melhorando a saúde básica e a educação, combatendo a fome, desenvolvendo o acesso à água potável e ao saneamento. Expandindo oportunidades econômicas, combatendo as mudanças climáticas e atuando na recuperação de desastres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário