quinta-feira, 7 de junho de 2012

LIXÃO: COMENTADOR DE COMENTÁRIOS ASSINA ATESTADO DE IDIOTA

Esse lixinho é o início do lixão, há muitos anos
Determinada pseudo explicação recente de um comentador de comentários em seu próprio site, sobre a diferença entre lixão e CTR – Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos – chove no molhado e assina para si próprio um atestado de idiotice. O termo lixão para um aterro que faz o povo e a natureza sofrerem por causa da poluição do ar, do solo, dos rios e do lençol freático, gerando mal estar, doença e risco de muitos outros danos, ainda é um eufemismo. Isto, além de ser um termo popular, bastante adequado, pois essas pessoas que sentem no dia a dia o fedor do lixão ou CTR, do chorume que é deixado nas estradas pelos incontáveis caminhões que deixam lá seus resíduos, e principalmente os moradores locais que ainda viram seus imóveis desvalorizados por tudo isso, não veem nem sentem diferença. 
Se for lixão, é danoso. Se for CTR, também é, e seja como for, a origem de tudo isso é o lixo. A montanha de lixo, que só não pode ser chamada de lixinho, proveniente de outras cidades, talvez até de Nova Iguaçu, cidade do comentador de comentários.
Para que houvesse mesmo diferença entre o que aquele monturo fétido foi durante mais de trinta anos e o que é agora, seria necessário que os cuidados propagados, mas não tomados, fossem reais. Que a política de utilização do local fosse justa e nenhuma outra cidade jogasse aqui suas porcarias, principalmente de forma desordenada e desrespeitosa como faz.
Nossa última edição impressa falou do (LIXÃO!), dos riscos de sua existência, do sofrimento que ele impõe aos munícipes, todos os munícipes, não apenas aos moradores locais, e não foi a primeira vez. Desde que passamos a atuar nesta cidade, fazemos isto: Denunciamos de todas as formas possíveis e convidamos qualquer leitor a visitar nossa redação para relembrar as edições mais antigas, inclusive bem mais apaixonadas e agressivas do que hoje, quando somos mais ponderados e profissionais do que muitas vezes gostaríamos de ser.
Lixão atual (CTR?) que "ele" quer que chame de lixinho
Sabemos que se dependesse do Prefeito Nestor Vidal, esta situação já estaria resolvida, pois temos conhecimento do quanto ele sonha com o fim de qualquer situação que gere temor, incômodo, prejuízos, doenças, ônus e privação de direitos fundamentais do cidadão. No entanto, isso tudo é uma rede que precisa ser cuidadosamente desfeita, como é o caso dos pedágios, e o nosso prefeito sabe que precisa ter cautela, paciência e critério para resolver problemas que vêm de muitos anos atrás e criaram raízes profundas. Há que se achar uma forma não de cortar esses males, mas de arrancá-los sem deixar muda ou semente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário