segunda-feira, 21 de maio de 2012

LIXÃO DE BONGABA: UM PERIGO QUE SE AGRAVA


O lixão de Bongaba é uma bomba-relógio. Aquela montanha fétida de lixo, cujo mau cheiro invadia as narinas de quem passava por perto em determinadas horas do dia, passou a não dar trégua: Está insuportável a qualquer hora. Pedestres, motoristas, ciclistas que passam pela rodovia ou pela rua que leva a Piabetá quase não suportam a fedentina que se pode sentir a mais de um quilômetro de distância. Mas quem mais sofre mesmo com isto são os moradores e proprietários de imóveis no local.
E há especialistas que garantem: O gás acumulado naquela montanha de lixo e detritos já chegou a níveis ameaçadores. A qualquer momento pode haver uma grande explosão, sendo possível causar muitos danos e vítimas, pois o lixão de Bongaba não fica em local totalmente isolado. Um alerta que se une a muitos outros que as autoridades nunca levaram a sério o suficiente.
Diante de tal perspectiva, o lixão que já era uma questão alarmante de saúde pública, passou a ser muito mais. É uma grande ameaça ao patrimônio e à integridade física de muitos mageenses, especialmente aqueles que ainda insistem em tê-lo como fonte de renda e sustento; no caso, os catadores de lixo. É necessário que se tome urgentemente uma providência, para que as previsões cada vez mais graves não se concretizem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário