segunda-feira, 19 de março de 2012

SOU MAGEENSE; NÃO DESISTO NUNCA

Paulo César dos Santos

Enquanto a fila dos pessimistas continua incrédula, tenho muita esperança quando sei que o governo municipal acaba de assinar mais uma parceria para realização de um grande projeto na cidade de Magé. Mesmo sabendo que o mandato desse novo governo acaba no fim do ano e toda eleição é uma caixa de surpresas. Logo, além de torcer pela realização dos projetos em andamento, ainda “faço figa” para que o atual governo continue, pois dificilmente outra equipe dará continuidade ao que foi iniciado por outra. Conheço bem a mentalidade dos governos que estiveram por aqui nas últimas décadas.
Um dos projetos que mais me animam diz respeito ao transporte não apenas no âmbito municipal, mas também no que se refere à ligação entre Magé e o centro do Rio, inclusive por via marítima. “Viagem”? Ilusão? Não para o caso de haver vontade política e coragem de enfrentar os monopólios, como vejo na gestão de Nestor Vidal. E um dos maiores benefícios que vislumbro é no que tange o turismo em Magé, especialmente no distrito de Guia de Pacobaíba (Mauá). Acredito muito no potencial das Praias do Anil, da Coroa, de Mauá, do Ypiranga e de todas as outras – perdoem se no momento esqueço alguma.
Por falar em Guia de Pacobaíba, lembro que há muitos anos um jornalista de outra cidade – de outra cidade, mas que ainda hoje bebe na fonte econômica de Magé – se referiu a Pacobaíba de modo bastante pejorativo. Disse ele, que Mauá não tem qualquer potencial turístico, e ainda perguntou: “Quem irá se interessar por aquela lama fedorenta que chamam de praia?”. Não sei se neste momento ele tem outro discurso, por uma questão de engajamento remunerado, mas tenho nítida essa lembrança. E apesar dele, de todos os outros que duvidam clara ou obscuramente; abertamente ou às escondidas, acredito em minha cidade. A cidade onde moro, trabalho, de onde nunca saí, e que teve sempre minha defesa, mesmo nos anos turbulentos de governos devastadores.  
Tenho apenas um temor, quando vejo que o governo atual ainda não conseguiu se livrar de todos os fãs do governo anterior, porque só fará isso com ética, o que demanda certo tempo: As articulações pelo retorno dos que desgovernaram este município por tantos anos. A desculpa seria de que o atual governo não conseguiu fazer tudo em pouco mais de um ano. E essa gente é esperta o bastante para cegar um grande número de pessoas desavisadas, impedindo-as de ver tudo o que já foi feito e o muito que está em andamento. Está, mas pode cair por terra com a possível volta dos que ainda não se foram totalmente; estão por aí, tramando contra o progresso da cidade.
No entanto, mesmo temeroso, estou feliz. Vejo a cidade ganhar novos rumos. Acompanho de perto o trabalho criterioso, responsável, do Prefeito Nestor Vidal, para fazer muito mais do que alardear. E a maior esperança que tenho é a de que Nestor Vidal, mesmo em silêncio, sabe exatamente com quem lida. Quem é quem ao seu redor. E com ética, certeza, sem qualquer injustiça ou revanchismo saberá enxugar completamente o engenho administrativo da municipalidade mageense.  

Um comentário:

  1. Gostei Paulinho da matéria e do seu otimismo, mas não é só jornalista que esta mamando na fonte econômica de Magé não tem muita gente, de fornecedores a todos os vereadores.tem vereador dizendo q nunca esteve tao bom, ate o concorrente WERME hoje é situação diz q Magé do futuro chegou, a que preço eu não sei, mas se tratando de AMEBA, esperar o que.

    ResponderExcluir