segunda-feira, 19 de março de 2012

ASSOCIAÇÃO DE PEQUENOS PRODUTORES DE CACHOEIRA GRANDE REALIZA CONFRATERNIZAÇÃO

Nesta segunda-feira, 19 de março, a Associação dos Pequenos Produtores de Cachoeira Grande, no sexto distrito de Magé promoveu uma reunião de confraternização e encerramento de mandato da gestão atual, reunindo associados, amigos e colaboradores. O presidente da entidade, Pedro Laurentino Cardoso fez questão desse momento, para fazer uma prestação de contas do que fez durante sua gestão, que se encerra no dia 23, quinta-feira. Pedro e sua equipe fizeram uma exposição de acontecimentos entre palestras, auxílio nas marcações de exames para o PSF da localidade, limpeza de vários valões entupidos, alargamentos de vias e colocação de brita, distribuição de sementes e implementos agrícolas. Tudo com o apoio da Prefeitura Municipal de Magé e da EMATER, que se fez representada e sempre se faz presente na associação. Um projeto de grande importância, realizado nessa gestão foi o da coleta de embalagens de agrotóxicos, gerenciada pela EMATER. Foram recolhidas mais de 2.800 embalagens, para destinação adequada, poupando os agricultores de terem que se locomover normalmente até ás lojas que vendem os produtos para que elas, por lei, façam isso, pela preservação do meio ambiente.
Pedro Laurentino também teceu agradecimentos à advogada Doutora Andreia, da EMATER, pelo trabalho sistemático de orientações aos pequenos produtores em diversas questões diárias, algumas conflitantes. Uma dessas questões diz respeito à inclusão indevida de nomes no SPC e no SERASA. As orientações da advogada foram fundamentais. No fim da reunião os presentes foram convidados a compartilhar de um churrasco e um bolo. Foi uma reunião tranquila, na qual todos deixaram evidente a aprovação da gestão que termina em poucos dias. Depois do dia 23, uma nova chapa eleita herdará de Pedro e sua equipe a missão de continuar defendendo os direitos dos pequenos agricultores da localidade de cachoeira Grande. A equipe do REDATOR esteve presente. 

Um comentário:

  1. parabéns ao Pedro Laurentino pelo trabal, fico feliz quando vejo reunidos produtores rurais, classe sofrida sem apoio por falta de financiamento apoio técnico,logística de vendas de seus produtos,e quase sempre nas mãos dos atravessadores. A EMATER significa, empresa de assistência técnica e extensão rural,mas vem perdendo seus objetivos e parou no tempo, e por falta de incentivo muitos produtores desistiram ou mudarão suas atividades.entretanto tudo q aqui é produzido vai para o se asa e retorna aos mercados as escolas do município, porque não uma venda direta e dando ao protutor preços melhores, para que, incentivado diversificassem mais seus produtos.Sei que no papel é fácil,mas esse é o apoio q precisa da EMATER. deixo uma pergunta, o secretario de agricultura esteve na reunião,foi convidado, o q achou, o q disse,o q propôs.pq Magé não tem produção de leite, falta isentivo tanque de expansão coletor já q não tem usina para beneficiar e agregar valor ao produto.produtor tem e querem produzir,mas procurar quem para orientação e ver viabilidade,a EMATER tem q fazer o seu papel, ensinar só a plantar mandioca já era, ela tem sim muita importância mas esta sendo considerada cabine de emprego e deixando seus objetivos. Eles podem e devem fazer melhor para essa classe que merece e precisa em todo contexto RURAL DE MAGÉ...

    ResponderExcluir