quinta-feira, 1 de março de 2012

RIO RONCADOR AMEAÇADO DE EXTINÇÃO

O rio Magé, mais conhecido como Roncador está sendo extinto pelas ações do ser humano. São muitos os atos inconscientes e criminosos contra ele. Entre outras coisas, esse rio é vítima diária de pescadores e caçadores que se intitulam esportivos, mas na verdade são predadores cruéis, sem nenhum senso de preservação ambiental. Nem mesmo de esporte. Outra ação danosa é o despejo de esgoto sem tratamento, lixo e todo tipo de detrito lançados em suas águas. Localizado em área de manguezal, seu leito é local de desova de robalos e outras espécies, e por isso deveria ser protegido pelas autoridades e as entidades que deveriam cuidar criteriosamente desse aspecto. Mesmo toda com toda a sua extensão dentro da área de preservação (APA Guapimirim), a entidade responsável não faz nada de eficiente contra os danos sofridos pelo rio.
O prefeito Nestor Vidal não tem tido uma assessoração eficiente por parte do setor responsável pelo meio ambiente, o que deve aborrecê-lo, pois ele está bastante assoberbado de atividades e projetos, quer ver a cidade funcionando com perfeição, mas não pode fazer tudo sozinho. Principalmente em tão pouco tempo. Os vereadores componentes da Comissão de preservação Ambiental não estão mostrando a que vieram.
Magé tem hoje um governo sério e preocupado com todas as questões que envolvem sua administração. No entanto, esse governo precisa de apoio e de ter ao seu lado pessoas que pensem com o mesmo compromisso e o mesmo desejo de progresso sustentável. Faz parte da solução, instalar um posto de fiscalização com guardas ambientais no local. Da mesma forma, a Guarda Ambiental deveria ser mais atuante, ou, pelo menos, atuante. Só a seriedade de todos os membros do poder público mageense poderá dar uma solução a este problema. O prefeito Nestor Vidal sozinho não poderá resolver esses problemas nem os demais, caso não haja o mesmo espírito de trabalho, realização e compromisso. 

Um comentário:

  1. È realmente se o prefeito tivesse um secretario do meio ambiente preocupado com as causas ambientais do nosso municipio, causa sérias, não essa que os fiscais aprendem caminhão em uma estrada federal de competencia da policia federal, caminhão carregado de eucalptos, madeira que não é nobre e tambem não é da mata atlantica, enquanto isso, o lixão de bongaba, recebe lixo hospitalar e extraordinario, lixo que vem principalmente restos de alimentos oriundos dos supermercados, restaurantes e etc da cidade do rio de janeiro, mais parece que a fiscalização é cega e o secretário faz de conta que não esta acontecendo nada. inclusive já escrevi para a secretaria e nada me foi respondido. parece que querem sujar a imagem do prefeito. Prefeito troca este secretario e o chefe de fiscalização por que são completamente irresponsáveis, e tampouco estão preocupados com a saúde do mageense. Sr Paulo por favor coloque esta materia em seu jornal e entregue na mão do nosso prefeito para que seja tomada uma providencia.

    ResponderExcluir