quinta-feira, 1 de março de 2012

ANÁLISE LEIGA DA DESPOLUIÇÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A única forma economicamente viável e segura de despoluir é deixar de poluir. Acontecendo isso, a natureza dá o seu jeito, por meio de ciclos. Ela se refaz de todas as formas. Já viram aquelas ramagens que brotam nos locais menos previsíveis e adequados, quando está tudo poluído num determinado ambiente? Não. Quem está vos falando não é um biólogo. É um ser humano comum, leigo, mas que sempre viveu cercado de campos, rios e mares, e aprendeu a intuir quando existe uma enrolação no ar, no tocante a determinados assuntos.
Falo do já velho assunto despoluição da baía de Guanabara. É possível mesmo fazer isso? Despoluir a baía de Guanabara ou qualquer outra, no estado avançado de poluição que vivenciamos? Pode ser, mas isso demanda muito; muito dinheiro. E além do dinheiro que realmente é ou será usado para tanto, existe a outra parte, invariavelmente maior, que diz respeito ao superfaturamento; ao desvio de dinheiro público; às comissões e outros esquemas sujos que geralmente permeiam projetos desta natureza.
Uma ação real seria determinar aos moradores, industriais e comerciantes de orlas marítimas, beiras de rios, cachoeiras e afins, por lei que já existe, que deixem de poluir com despejos de esgoto sem tratamento e produtos químicos. Da mesma, proibir outras ações danosas, como assoreamentos. Obrigação de fazer. Cumprimento da lei. Punir adequadamente por meio de multas severas, prisões disciplinares e outras sanções que jamais sejam esquecidas, levando à não reincidência pela certeza de outras punições, cada vez mais severas.
Além das praias mageenses (Piedade, Mauá, Do Anil, Da Coroa, Nova Orleans), os nossos rios e cachoeiras (Magé, Suruí, Cachoeira Grande, Rio do Ouro, Santo Aleixo etc) estão agonizando e nada é feito para que a completa extinção não seja uma realidade futura nem tão distante. Já temos águas marítimas e fluviais completamente poluídas, além de orlas e leitos assoreados e entupidos de entulhos. O que é esperado para que se tome uma atitude? Que uma situação de calamidade obrigue os governos estadual e federal a liberar verbas astronômicas para a tal despoluição, enquanto se continua poluindo indiscriminadamente?
Tenha-se a cachoeira de Cachoeira grande como exemplo: Aquelas águas ainda claras estão infectadas de esgotos sem tratamento, despejados diretamente nelas. São esgotos de residências e bares, cujos canos são visíveis a todos e ninguém se importa. Nem a população nem o poder público. Refiro-me ao poder público em toda a sua existência, não a quem chegou agora, mas quem chegou agora já precisa pensar seriamente em dar início a um trabalho criterioso de cessamento da poluição, para que a natureza faça o resto, pois com certeza ela fará. Basta que essa ação seja constante.
Quanto ao destino e a forma de tratamento desse esgoto, além das compensações que infelizmente sempre são cobradas por quem vive de poluir e assorear, não importa: Com certeza será algo muito menos dispendioso do que o espalhafato da despoluição.  Lembremos-nos disto: Despoluir é deixar de poluir. O resto será feito por si só, caso haja constância neste cessar e na nova mentalidade que esse passo exige.

Um comentário:

  1. Paulo sinceramente de todas as materias que voce escreveu, esta tocou profundamente o meu ser. Ouvi esta semana que o secretario Carlos Minc vai estar fazendo a despoluição de praias na zona sul e nem tocou no nome de Mage, hora vejam um local igual ao nosso que no carnaval, foi muito visitado e o secretario não toca nem no assunto. Imaginem a nossas praias limpas. E isso tem que ser feito agora a concientização do povo de Maua e tambem das comunidades do Rio de Janeiro, pois a maioria do lixo é oriunda de lá, antes que se inaugure a ponte ligando Magé a Caxias, Maua já tem que estar organizado, para que aqui não vire uma favela. Paulo ´so tenho a te agradecer pela importância que voce da ao meio ambiente, a ong pdmafo está ai pra te dar todo o apoio nesta jornada. Voce não é biologo é mais atua como se fosse. Deus te abençoe

    ResponderExcluir