terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

LIXÃO: UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DOS MAGEENSES

Nosso editorial intitulado A CIDADE COM QUE SONHAMOS ESTÁ A CAMINHO, postado há algum tempo, foi de nossas postagens a que mais gerou comentários positivos e negativos. Observamos que a maioria  faz questionamentos relacionados ao lixão de Bongaba, que é também um dos temas que mais nos preocupam. Em respeito aos leitores que compartilham conosco essa preocupação, fizemos uma seleção dos comentários não ofensivos (alguns são) e resolvemos publicá-los exatamente como os recebemos; sem interferências ou correções. Ao invés de nos pronunciarmos desta vez, reproduzimos o que os leitores expressaram, na certeza de que o  Prefeito Nestor Vidal receberá esta matéria com respeito e responsabilidade, disposto a pensar numa solução.

Prezado PAULO CÉSAR, Maravilha já podermos falar em expectativas de progresso mas, para termos progresso precisamos respeitar Leis e pessoas. Quando da chegada da empresa BROOKFIELD na área onde poderão ser construídas unidades habitacionais na CACHOEIRA GRANE, encaminhei questionamento à PMM, haja vista ser a localidade uma ÁREA AGRÍCOLA e, s.m.j., ÁREA NÃO EDIFICANTE, com o que concordou o Sr. Prefeito, determinando a aplicação de multas e paralisando as atividades. Leio agora a efetivação dessa parceria, o que me traz novos questionamentos: A PMM alterou o zoneamento municipal? A PMM autorizou também que os proprietários de terras ao redor vendam, cedam ou permutem suas terras para construções imobiliárias, já que a agricultura em Magé não tem mais apoio? A PMM analisou o maior fluxo de veículos e pessoas e irá duplicar a ponte alí existente? O INEIA analisou e aprovou o projeto? De onde virá o fornecimento de água para o empreendimento? No projeto está incluida a construção de unidade de tratamento de resíduos, ou o esgoto será despejado no rio ao lado? Registro que não sou contra a empresa ou o empreendimento, mas precisamos entender que a PMM TEM QUE RESPEITAR LEIS e fazer com todos os demais também as respeitem. Peço a esse órgão de informação, se possível, ajudar a coletar as respostas aos questionamentos que aqui apresento. Att, Luiz Lopes
Por LUIZ LOPES em A CIDADE COM QUE SONHAMOS ESTÁ A CAMINHO em 13/02/12 

CAMPANHA SELETIVA DE COLETA DE LIXO RECICLÁVEL "Magé precisa urgente" Só pra lembrar! Em 1999 um grupo de amigos moradores do bairro "PAU GRANDE", implantaram no bairro o "PROJETO" CAMPANHA DE RECICLAGEM DE LIXO, onde eles todos os sábados pela manhã, saíam de casa em casa trocando sacos de lixos vazios por sacos de lixos cheios, após a troca, eles levavam o lixo coletado para um galpão, lá os lixos eram separados por categorias e vendidos, com o dinheiro, eles compravam bolsas de alimentos para os desempregados. que naquela época, eram muitos! Eles compravam em média 60(sessenta) bolsas por mês! E com isso, o PROJETO DE RECICLAGEM DE LIXO teve a aceitação de mais de 85% (oitenta e cinco por cento) dos moradores. Obs: O projeto permaneceu até 2002, quando paralisou suas atividades, por falta de apoio do poder público. Assinado: JONAS NINHA (Idealizador do Projeto). Só pra saber! Estamos a disposição do Exmo. Prefeito NESTOR VIDAL, para qualquer esclarecimento referente ao PROJETO acima. Ass. JONAS NINHA.
Por Anônimo em A CIDADE COM QUE SONHAMOS ESTÁ A CAMINHO em 03/02/12

jonas a nossa reunião é sempre na terça feira no buraco da onça, as 19:30 ao lado da escola, vamos juntar nossos exforços em prol do meio ambiente. O seu projeto é lindo.

“Parabéns O REDATOR, pela matéria de apoio ao prefeito Nestor Vidal! Mas, atenção ao comentário acima sobre o LIXÃO DE BONGABA, ele hoje é a maior covardia que se possa fazer com a população de um município! Agora Sr. Paulo, dono e administrador deste jornal "O REDATOR", que ao meu vê é o melhor jornal que circula no município de Magé, com sua imparcialidade e seriedade. Com certeza, o nosso prefeito Nestor Vidal, com a vontade de fazer um Magé melhor para o nosso povo, como ele tem. Juntos, o prefeito Nestor fazendo e O REDATOR, divulgando, e povo Mageense irá com certeza ganhar muito com essa parceria. Ass. Jonas Ninha.
Por Anônimo em A CIDADE COM QUE SONHAMOS ESTÁ A CAMINHO em 03/02/12”

estamos prontos para dar todo o nosso apoio. mais por favor olha o lixão de Bongaba, este local é uma bomba que uma hora vai explodir e quem vai pagar a conta será o senhor, os rios hinhomirim e caioaba sendo contaminados e a secretária de meio ambiente não toma uma providência, será que vai esperar as doenças começarem a aparecer, ou então sair no jornal nacional para que o senhor seja prejudicado em consequencia o povo ficar desamparado. Não é preciso ser leigo para ver o que esta acontecendo em bongaba. è só ficar na entrada do lixão ou da pista dia e noite para ver, até nos finais de semana, a grande quantidade de caminhões com lixo infctante e extraordiário que é vazado ali.

Nenhum comentário:

Postar um comentário