quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

UM POUCO DE HISTÓRIA – IGREJA NOSSA SENHORA DA AJUDA

A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é um dos muitos patrimônios históricos e religiosos da Cidade de Guapimirim. Seu templo foi edificado antes de 1647 e teve como fundadores os irmãos Pedro Gago e Estevão Gago. Essa igreja se situava perto do Rio Sernambetiba.
No ano de 1674 encontrou-se a devoção a Nossa Senhora da Ajuda numa outra Capela, situada às margens do Rio Aguapei-Mirim. Já em 1713, esse templo foi demolido, e a Matriz passou a ser a Igreja de Nossa Senhora da Conceição, construída pelo Pe. Antônio Vaz Tavares.
 Em 1726, Antonio Pacheco Barreto doou o Outeiro dos Igramixamas, junto ao Rio Guapimirim onde se construiu a nova Matriz, abençoada pelo Bispo do Rio de Janeiro, Dom Guadalupe, em visita pastoral no mês de novembro de 1729. A referida matriz passou a ser sede paroquial, e recebeu o alvará de 15 de janeiro de 1755, criando-se então a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim. Sua criação oficial aprovada pela autoridade real, porém, eclesiasticamente a Paróquia já funcionava desde 1647.
Mais tarde, essa Matriz ficou em ruínas, mas em 1907, devido à decadência do lugar, a Imagem de Nossa Senhora da Ajuda ficou guardada em Magé, sendo depois levada para a Nova Vila que recebeu o nome de Guapimirim, para a Igreja de São Jorge e no dia 08 de abril de 1956, foi novamente reativada a Paróquia de Nossa Senhora da Ajuda com o 1º pároco Pe. Eugênio Garcez.
Só em 1987, o vigário Monsenhor Ildeu Ferreira Malta deu início às obras da atual Igreja Matriz, que inaugurou no dia 21 de janeiro de 1990.
O templo da Igreja de Nossa Senhora da Ajuda é, bem mais do que um patrimônio, um dos grandes motivos de orgulho do povo, em especial dos fiéis do Município de Guapimirim. E o povo guapimirinhense sabe preservar seus valores... Sua memória.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário