sábado, 24 de dezembro de 2011

NOVO TÚNEL REDUZIRÁ TEMPO DE VIAGEM ENTRE RIO E PETRÓPOLIS

Está em projeto a construção um novo túnel na BR-040 (Rio-Juiz de Fora), com o qual se pretende reduzir em cerca de 20 minutos o tempo de viagem entre o Centro do Rio de Janeiro e a Cidade de Petrópolis. As obras devem começar ainda em janeiro. A previsão é da empresa Concer, que administra a via. Há poucos dias, a concessionária obteve do Ibama a licença que faltava para iniciar na rodovia todas as intervenções necessárias.
E tem mais: Além do túnel, que deverá custar aos cofres do estado aproximadamente R$ 280 milhões, estão previstas outras melhorias que não têm prazo definido. Todas fazem parte de um projeto maior da concessionária para reorganizar o tráfego na BR-040. A ANTT também estuda uma proposta da Concer, de ampliar o prazo de concessão em troca dessas obras.
A empresa Concer administra a BR-040 desde 1996. Seu contrato com a União vai até o ano 2021. A intenção da mesma é prorrogar esse o contrato por pelo menos mais 20 anos. Para as obras futuras, aproximadamente 80% do montante viriam de um empréstimo pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que já vai liberar os recursos para a construção do túnel. Assunto preocupante, a Concer descarta a hipótese de propor um aumento do pedágio com a justificativa dos custos de todas as obras.
O pacote, que já foi licenciado pelo IBAMA, inclui a duplicação das pistas de descida da Rio-Petrópolis e a criação de novo acesso da BR-040, ligando o Bingen ao Quitandinha, para reduzir o tráfego no centro de Petrópolis, o que permitiria que a pista de subida da Rio-Petrópolis fosse transformada em estrada-parque. Se todo esse projeto se realizar, estima-se que a redução da viagem do Rio a Petrópolis seja de 20 minutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário