terça-feira, 1 de novembro de 2011

SEROPÉDICA: UMA LIÇÃO PARA MAGÉ

Ao mesmo tempo em que o site Baixada Fácil noticia uma vitória memorável da cidade de Seropédica sobre a CCR, com a proibição da cobrança de pedágio aos moradores de lá, um blog de Magé causa esmorecimento à população, argumentando que isto não é possível por aqui. O mesmo blog tanto aprecia quanto desqualifica as ações promovidas pelo advogado Darke Júnior Batista, que mais de uma vez expôs sua revolta e conseguiu a adesão popular. Enquanto isso a CRT aumenta suas tarifas, continua cercando de forma imoral o município mageense e manda na cidade. Bem mais do que o poder público municipal. Empobrece a cidade e se torna cada vez mais rica ao cobrar, por exemplo, mais de R$ 67 pela passagem de uma carreta que precise entrar na cidade. Retorno? Nenhum. Só exploração, liberdade para extorquir e ainda a defesa, mascarada, de informativos comprometidos com a inércia dos poderes executivo e legislativo locais, por motivos misteriosos.
Pois bem; voltemos a Seropédica, onde houve a vontade política, a disposição e a coragem de vencer a impossibilidade, o poder econômico e as costas quentes da CCR, que explora aquela área. Onde houve também o engajamento da imprensa local, que se pôs por completo ao lado da população: Na manhã do dia 26 de outubro o prefeito Alcir Fernando Martinazzo comemorou, enfim, a conquista da liminar proibindo a cobrança de pedágio aos moradores da cidade, na Rodovia Presidente Dutra, em São Miguel. Pela liminar, a empresa terá poucos dias para providenciar o cadastramento dos veículos de moradores, emplacados fora do município. O cadastro será feito mediante apresentação de comprovante de residência. Os veículos com placa do município passam a ter esse acesso já a partir da aprovação da liminar.   A exemplo do que ocorre em Magé, essa era uma reivindicação antiga da população de Seropédica, que sempre foi contra a existência de um pedágio que divide o município ao meio. O certo é que os pedágios devem ser postos em divisas de municípios e não dentro deles, como acontece lá e em Magé, que tem nada menos do que quatro praças de pedágio, todas dentro da cidade . Isso mostra que a luta dos mageenses não é vã, e que as ações do advogado Darke Júnior não são ilusórias. O que fere a legalidade pode ser vencido, por menos que interesse a quem possa estar sendo beneficiado além da própria concessionária. Não é fácil, de fato exige muita luta, mas o poder público municipal tem, sim, como enfrentar a CRT por meio judicial. Se isso depende de esferas superiores, que a prefeitura recorra a tais esferas, como ocorre em outras pelejas. O que não pode é cruzar os braços e mandar que seus jornalistas convençam a população a desistir de fazer barulho; incomodar como pode; mostrar sua insatisfação.Nosso discurso vai na contramão do poder público mageense e suas mídias: O povo deve sim, continuar a lutar, os líderes que surgem nesse movimento são bem vindos e a prefeitura pode fazer muito, pois não está isolada do estado nem do país. O que não é de sua alçada ou esfera pode ser buscado por meios legais e expedientes políticos pertinentes. Basta seguir o exemplo de Seropédica, onde o poder público enxergou mais longe; viu essa possibilidade; não teve medo nem preguiça; passou por cima das eventuais vantagens pontuais que pudessem significar a continuação dos danos para a cidade.Estamos aqui incomodando; mexendo com a acomodação conveniente da prefeitura e suas assessorias, em nome da população mageense. Não somos piores do que a cidade de Seropédica. Só temos representantes políticos piores.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto. Acompanho a tempo a cobertura no O Redator sobre o manifesto do Dr. Dark contra a CRT e é uma vergonha o descasso das autoridades com esse movimento tao importante para nós mageenses.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao "O Redator", pela cobertura sobre o manifesto do Dr. Dark, contra CRT, esperando que continue com esse trabalho, pois, logo logo será coroado de êxito.PARABÈNS.

    ResponderExcluir
  3. Sr. Paulo; o sr. escreve de uma forma extremamente clara, fluente e profissional. É um jornalista nato! Obrigado por informar com tanta clareza! Parabéns por esta matéria escrita como ninguém conseguiu escrever até agora!

    Marta Horta de Sá

    ResponderExcluir
  4. ppaulo fico feliz pela materia, quantas empresas deixaram Mage por causa desta crt, hoje mesmo, um amigo me contou com muita tristeza, que ele já havia trabalhado na empresa Minalba e por causa DO PEDAGIO, ela foi para RIO DE JANEIRO.

    ResponderExcluir