terça-feira, 9 de maio de 2017

ALUNOS ESPECIAIS GANHAM CENTRO DE ATENDIMENTO EM MAGÉ

A educação ganha um grande reforço em Magé, com a criação de um centro de atendimento aos alunos especiais e com dificuldades de aprendizado em diferentes níveis. No centro de Magé, o CMAE - Centro Municipal de Atendimento especializado - traz alento a muitos pais de alunos que precisavam se deslocar para outras cidades, em busca de atendimentos desta natureza. A pauta da assessoria de comunicação da prefeitura detalha bem essa iniciativa. As fotos são de Gerson Peres.

'Agora os alunos da rede municipal de Educação em Magé ganharam um reforço nos equipamentos de apoio ao aprendizado. Já está de portas abertas o Centro Municipal de Atendimento Especializado (CMAE) com atividades e suporte de saúde com especialistas em neurologia, fisioterapia, psiquiatria, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicólogos, psicomotricidade, serviço social e psicopedagogos. A unidade foi inaugurada pelo prefeito Rafael Tubarão e a secretária de Educação e Cultura, Álison Brandão.
 “Estou super feliz, e esse Centro vai melhorar muito as condições para fazer o tratamento que as nossas crianças precisam. O meu filho tem autismo e para fazer o tratamento é muito caro, a gente precisava ir para outros municípios. Já levei meu filho para São Gonçalo e na Santa Casa lá no Rio. E quem tem um filho especial sabe da dificuldade para viajar que é muito grande”, comemora Suriane Gonçalves Porto, dona de casa de 30 anos, que se dedica ao filho Jhonatan Porto Carvalho, 6, que estuda no 1º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Jader Ullman, em Nova Marília.
Professora de carreira, a secretária Álison Brandão destaca que o CMAE é a concretização de uma demanda antiga da rede de ensino:

— A preocupação com a questão do aluno incluso é uma demanda antiga da rede ensino. Só temos unidades filantrópicas para oferecer tratamento à pessoas com necessidades especiais. E esse equipamento tem o foco primário de atender nossos alunos inclusos matriculados na rede com diferentes transtornos. Esta é a primeira unidade prevista pelo Plano Municipal de Ensino, mas vamos construir mais duas unidades, afirma.
A diretora da unidade, Mônica Carlos de Oliveira, explica que a equipe multidisciplinar do CMAE vai atuar na adaptação de currículo e do Plano Individual de Atendimento ao aluno, formatado a partir do relatório dentro da escola. “A escola passa para o pai ou responsável do aluno o relatório, é encaminhado ao PSF (Posto de Saúde da Família) mais próximo da sua residência. Lá as equipes já estão orientadas para receber a família do aluno e fazer o atendimento necessário. Caso o médico indique que o aluno seja acompanhado por um especialista, o CMAE vai prestar essa assistência”, completa.
“No CMAE o aluno é tratado e terá o diagnóstico. Para nós, uma criança bem assistida é prioridade. Nosso objetivo é olhar o aluno da Educação Especial e Inclusiva com o olhar que ele merece e precisa”, descreve a diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Hilda Rodrigues.
O prefeito Rafael Tubarão também comemorou a inauguração do CMAE, e os investimentos na Educação não param:
— Hoje estamos aqui para comemorar mais esse serviço para nossos alunos inclusos na rede de Educação. Para eles, incluímos 187 alunos com cuidador para dar apoio individualizado, para que eles convivam com outros colegas nas atividades na sala de aula. Estamos melhorando a educação para que nossos alunos tenham oportunidade, principalmente os alunos especiais.
O presidente da Câmara Rogério do Valle acompanhou a inauguração junto com os vereadores Lopes, Leandro Rodrigues, Clevinho Vidal, Joelson do Saco e Silmar, que se emocionou na cerimônia.
“Eu falo como vereador e como pai. Eu tenho uma filha que vai fazer 15 anos, e que tem problemas de desenvolvimento e graças à Deus eu tenho condições de pagar um estudo melhor, mas sei que tem pessoas que não tem essas condições, e que um lugar desse ajuda muito mesmo. Hoje eu tenho a agradecer a equipe da Olga Repani (Escola Municipal Olga Repani, no BNH) porque em um ano a minha filha desenvolveu tanto, mais do que eu vi em 13 anos de estudos numa escola particular”, declarou ele.
Segundo a secretária, nesta semana ainda serão inauguradas uma creche na Rua Major Magalhães, a Escola Municipal Professora Alice de Paiva, e mais duas salas de aula para atender cerca de 200 alunos na Escola Municipal Vereador Antônio Garcia Filho, em Piabetá.

O CMAE fica na Avenida Simão da Mota, Centro de Magé, ao lado do Conselho Tutelar, e será um equipamento para atender apenas alunos matriculados na rede de ensino municipal, que hoje conta com 103 unidades escolares e 44.333 alunos da Educação Infantil ao EJA (Ensino de Jovens e Adultos).'

Nenhum comentário:

Postar um comentário