terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PREFEITURA DE MAGÉ VALORIZA PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

A reativação da primeira estrada de ferro do Brasil, seja para fins especificamente comerciais ou turísticos sempre foi um assunto pouco em pauta no Município de Magé, que detém maior parte desse patrimônio histórico. Sempre houve, na sociedade civil, movimentos em prol dessa realização, mas o poder público, em outros momentos, não deu chance de sequer conversar a respeito, com maior aprofundamento. 
A gestão do prefeito Rafael Tubarão, que vem sendo surpreendente pelo seu arrojo, sua preocupação com os funcionários e o povo, em geral, também surpreende com atos e assuntos que já não esperávamos do poder público mageense. Um desses assuntos é a reativação da primeira estrada de ferro do Brasil. E não é só isso. Tubarão se mostra também preocupado com outros itens do patrimônio histórico, cultural e ecológico do Brasil, como é o caso do velho porto, os templos centenários, as cachoeiras outros.
Na sexta-feira, 17 de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura recebeu a visita da equipe do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. A pauta principal foi o projeto de revitalização da primeira Estrada de Ferro do Brasil, no trecho localizado entre Guia de Pacobaíba e Fragoso. A equipe se reuniu com o prefeito, além da equipe da Secretaria de Educação e Cultura, e também as equipes das secretarias de transporte e de habitação e urbanismo, e da Fundação educacional e Cultural de Magé.
Na mesma reunião foram discutidos assuntos relacionados ao tombamento de outros patrimônios históricos do município. Tubarão afirmou que pretende, de uma vez por todas, tirar os projetos do papel e colocá-los em prática. "Vamos resgatar esta grande bagagem histórica de Magé para que todos conheçam, compartilhem e se orgulhem ainda mais da nossa cultura”, disse.
A Fundação Cultural Educacional de Magé, que tem feito um belo trabalho de resgate da memória mageense, decidiu iniciar a elaboração de um inventário do patrimônio mageense. O município completará 452 anos no dia 9 de junho próximo. É uma das cidades mais antigas do Brasil. Isso precisa ser valorizado, e a nova Prefeitura Municipal de Magé tem olhos atentos para essa questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário