terça-feira, 3 de maio de 2016

JOVEM HISTORIADOR LANÇA MEMÓRIAS DA MOSCOUZINHO

O dia primeiro de maio foi especial para os moradores do distrito mageense de Santo Aleixo. Especialmente para os mais antigos e para o jovem historiador - Doutor em História, Política e Bens Culturais - e escritor Felipe Ribeiro (foto à esquerda), que lançou nesse Dia do Trabalhador seu primeiro livro, intitulado MEMÓRIAS DA MOSCOUZINHO. O título é uma referência ao fato de Santo Aleixo ter sido, nos anos de silêncio e medo, um bairro operário cujos trabalhadores reivindicavam seus direitos, o que era uma afronta para os ditadores políticos da época e considerado ato comunista. Nessa época, Moscou era um país detestado pelos Estados Unidos e seus aliados, entre eles o Brasil, por ser um país comunista.
O livro de Felipe
O livro de Felipe foi lançado pela Paco Editorial. Nele, o autor analisa e traça a trajetória dos trabalhadores e trabalhadoras têxteis de Santo Aleixo, que se destacaram por muito tempo em diversas  mobilizações por por melhores condições de vida e trabalho, sobretudo entre as décadas de 1940 e 1960. Na época, Santo Aleixo teve consolidada a imagem de um povo marcado por forte militância comunista e um movimento operário notório. Felipe destaca de forma especial a imagem do líder sindical Astério dos Santos, cassado e preso após o movimento civil-militar que culminou com a destituição do então presidente João Goulart, em 1964. Astério foi avô de Felipe, mas o próprio Felipe só veio a saber disso depois depois do início de sua trajetória como historiador, no curso superior. 
Antes de fazer o lançamento no Sindicato de Santo Aleixo, o que representou um grande momento para os trabalhadores, alguns dos quais ajudaram a construir o prédio por meio de um mutirão, Felipe lançou a obra na Livraria da Fundação Getúlio Vargas. O primeiro lançamento foi no de março deste ano, e com o mesmo sucesso alcançado na terra natal do autor. Em Santo Aleixo, o autor contou com a presença de alguns dos velhos trabalhadores têxteis da época,ainda vivos, além de muitos amigos, outros convidados e os diretores Paulo César dos Santos, do jornal e do blog O REDATOR e Bruno Almeida, do portal O MANGUE. Felipe nasceu em Santo Aleixo, tem hoje 34 anos de idade e muitas décadas de memória. Felipe ainda tem muito a contar em outros livros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário