terça-feira, 24 de maio de 2016

Magé ganha representante no Conselho Nacional de Política Cultural em Brasília

O advogado e historiador Antônio Seixas, colunista do jornal O Redator, foi empossado no último dia 9 de maio como Conselheiro titular do Colegiado de Patrimônio Cultural Material do Conselho Nacional de Política Cultural, e já na primeira reunião do órgão conseguiu a aprovação de uma recomendação ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional para que conserve o trecho ferroviário de Mauá-Fragoso, o primeiro do país, localizado em Magé, chamando a atenção da autarquia para o abandono da 1.ª estrada de ferro do Brasil.
O Conselho Nacional de Política Cultural
O conselho tem como finalidade propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.
A eleição
A escolha dos conselheiros do CNPC foi a maior da história do Ministério da Cultura, pois reuniu 72. 871 pessoas. Antônio Seixas foi eleito delegado representante do estado do Rio de Janeiro pelo setorial de Patrimônio Cultural Material, com 104 votos (no segmento, foi o 4.º mais votado no país), para participar do Fórum Nacional Setorial de Patrimônio Material.
O Colegiado de Patrimônio Cultural Material
O Colegiado Setorial de ​Patrimônio Material é órgão integrante da estrutura do CNPC, nos termos do Decreto nº 5.520, de 24 de agosto de 2005. Compete ao Colegiado de ​Patrimônio Material: debater, analisar, acompanhar, solicitar informações e fornecer subsídios ao CNPC para a definição de políticas, diretrizes e estratégias relacionadas ao setor de ​Patrimônio Material.
O Fórum Nacional Setorial de Patrimônio Material
Em Brasília, durante o Fórum Nacional Setorial de Patrimônio Material, no dia 12 de novembro de 2015, Antônio Seixas foi eleito conselheiro titular do Colegiado de Patrimônio Cultural Material, representando o estado do Rio de Janeiro.
A Nomeação
Os membros do Colegiado de Patrimônio Cultural Material foram nomeados pela Portaria n.º 53, de 6 de maio de 2016, do Ministério da Cultura (DOU 09.05.2016).
A Posse
No dia 9 de maio de 2016, em Brasília, ocorreu a posse dos membros do Conselho Nacional de Política Cultural, ocasião em que Antônio Seixas foi empossado pelo Ministro da Cultura Juca Ferreira no cargo de conselheiro titular do Colegiado de Patrimônio Cultural Material, para um mandato de dois anos.
ANTÔNIO SEIXAS, advogado e historiador, é o Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé, dedicada a preservação do Patrimônio Cultural de Magé e de Guapimirim.Obras publicadas:Breve história da literatura mageense (2005);O velho cemitério de Magé (2009);História da Nobreza Mageense (2010);Magé e sua Academia (2014);O Clube Agrícola de Magé (2014);A vida de Alcindo Guanabara (2015);A Política Cultural em Magé (2015).

Nenhum comentário:

Postar um comentário