terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

ZIKA VÍRUS: O QUE A CIÊNCIA JÁ DESCOBRIU

Matéria bem abrangente sobre o que a ciência já descobriu sobre o vírus zika vírus é importante para conhecermos bem mais a respeito e tomarmos as devidas e urgentes providências com vistas à prevenção tanto desta quanto das outras doenças causadas pelo mesmo mosquito. Veja abaixo, as informações que o site disponibilizou:

SINTOMAS


Mais de 80% das pessoas que têm o vírus zika não apresentam sintomas. Mas a doença pode causar febre intermitente, dor de cabeça, cansaço, dores no corpo, manchas vermelhas na pela e conjuntivite. No entanto, novos sintomas ainda podem aparecer conforme o número de casos aumenta. Os sintomas desaparecem após um período de dois a sete dias.

TRANSMISSÃO


A transmissão do zika se dá pela picada dos mosquitos Aedes aegypti e do Aedes albopictus, sendo que o primeiro é o que tem maior quantidade no Brasil. No entanto, a ciência já identificou evidências de transmissão pelo leite materno, por saliva e pelo sêmen. "O zika vírus foi encontrado de forma ativa, ou seja, com capacidade de infecção, na urina e na saliva", disse em entrevista coletiva o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, no Rio de Janeiro.
O Ministério da Saúde, entretanto, reconhece somente o mosquito como vetor do vírus e diz que as demais formas de transmissão ainda requerem pesquisas. Os insetos se reproduzem em água parada, limpa ou suja.

MICROCEFALIA


A relação entre o vírus zika e o aumento de casos de bebês que nasceram com microcefalia no Brasil ainda é alvo de estudos científicos mais aprofundados, como o que a USP conduz atualmente com 3 mil gestantes, e que deve ficar pronto no final do ano que vem. O número de recém-nascidos com a má-formação cerebral potencialmente ligada ao zika foi de 4.783 casos suspeitos de microcefalia no país desde outubro, mas 709 deles foram descartados, de acordo com dados do Ministério da Saúde.
Em um estudo divulgado em 29 de janeiro, pesquisadores afirmam ter encontrado o RNA do vírus zika no líquido aminiótico – ou seja, o líquido que protege o bebê durante a gravidez – de duas mulheres grávidas cujos fetos tiveram microcefalia.
Mas em um relatório divulgado em 5 de fevereiro, a OMS afirma que ainda é preciso realizar mais pesquisas para determinar a relação da doença com a microcefalia, apesar da epidemia do vírus e do aumento de bebês com má-formação cerebral acontecerem concomitantemente no Brasil.

OLHOS


A Universidade Federal de São Paulo identificou que ao menos 13 crianças com microcefalia ligada ao vírus zika em Salvador e Recife apresentam lesões oculares que podem ocasionar a cegueira.
Em enormes áreas não existe tecido nervoso. É como se fosse uma tela de televisão com uma parte esburacada, preta, sem condições de enxergar mais", disse ao Estadão o oftalmologista Rubens Belfort Jr, que liderou o estudo.

REPELENTES


Repelentes naturais não ajudam a proteger contra o Aedes Aegypti. Ou seja, produtos a base de cravo, citronela ou andiroba, por exemplo, não têm comprovação científica nem sequer são registrados pela Anvisa. Há repelentes que contam com esses componentes, mas têm outro princípio ativo. A recomendação principal da OMS é que as mulheres grávidas cubram o corpo em locais em que a taxa de transmissão do zika é alta.

RESPOSTA IMUNE



Assim como acontece no caso da dengue, a resposta imune do organismo que já contraiu o zika não nos protege de variações do vírus. Com isso, a reação do organismo ao segundo contagio da doença pode potencializar os sintomas, assim como acontece no chamado síndrome do choque da dengue.

VACINA



Por conta dessa resposta imune ineficiente a diferentes tipos de zika, uma vacina contra o vírus ainda está longe de chegar ao consumidor final. Testes devem começar dentro de 18 meses ou dois anos. Na visão de cientistas da Universidade do Texas que visitaram o Brasil recentemente para fins de pesquisa, a vacina pode demorar até 10 anos para ser comercializada.

PARACETAMOL



Não há tratamento para o vírus em si, somente para os sintomas que ele pode apresentar. Por isso, somente acetaminofeno (paracetamol) ou dipirona são recomendados para controlar a febre e as dores no corpo. Para as manchas vermelhas que podem aparecer na vítima, medicamentos anti-histamínicos podem ser prescritos por médicos.

SÍNDROME DE GUILLAIN-BARRÉ

Em casos raros, há evidências de que o vírus zika é capaz de desencadear a síndrome de Guillain-Barré. Essa doença pode causar desde fraqueza muscular até a paralisia de membros. 24 casos foram identificados no Rio Grande do Norte entre os meses de abril e junho do ano passado em 2015. Em Pernambuco, foram pelo menos 130 casos, na Bahia, 55, e no Maranhão, 14.
O maior risco da síndrome de Guillain-Barré é quando a doença afeta os músculos respiratórios, o que pode causar a morte da pessoa se não foram tomadas medidas de suporte respiratório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário