terça-feira, 6 de outubro de 2015

POESIA EM TUDO: SIMBIOSE DE ARTE, LITERATURA E GENTE


Latas. Compensado. Garrafões. Garrafa. Pano. Mala. Barro. Papel. Poesias. Arte. Gente. Esta foi a receita de uma inauguração em alto estilo, não por sofisticação, requinte ou algo parecido, mas pelo inusitado e pela alegria dos presentes à abertura da exposição POESIA EM TUDO, promovida pela animação cultural do CIEP Brizolão 327 Pedro Américo em Suruí.
Com apresentações dos artistas plásticos Deneir, Sônia Monteiro, Ana Ana, Gerson Monteiro, Rodrigo Lobo e Demétrio Sena - os animadores culturais da unidade -, a participação especial dos professores de arte e língua portuguesa Márcia Câmara, Eliana Malheiros Sena e Alexsandro Rosa e do editor Paulo César dos Santos, do jornal O REDATOR, além da visitação de professores e alunos locais, o evento de abertura foi um misto de bate-papo, recitações, música, descontração, reencontro de amigos e aprendizado para todos.
No ambiente, as obras de arte unidas aos poemas contaram com uma decoração simples, mas de muito bom gosto, e encantaram principalmente os alunos do turno da noite, que apreciaram, leram, fizeram perguntas e se misturaram aos participantes, ajudando a cantar, a recitar e a fazer da arte e da literatura um grande momento para ser lembrado.

Para o escritor Gerson Monteiro, o mais jovem participante da exposição, nenhuma das obras ali expostas se comparou à poesia do encontro de pessoas, da mistura de mentes, almas e corações que se confraternizaram sem diferenças, distinção e obrigações culturais. Só o prazer de se estar ali, cultuando a beleza e a amizade.

Abaixo, algumas fotos de POESIA EM TUDO, que tem também a participação de trabalhos confeccionados por alunos do turno da manhã. 
Expoentes: Alunos do Ciep Brizolão Pedro Américo e artistas plásticos/escritores Eduardo Ribeiro, Gerson Monteiro, Deneir, Ana Ana, Sônia Monteiro, Rodrigo Lobo, Demétrio Sena.

Agradecimentos dos organizadores: Funcionários noturnos de apoio, professores, alunos e coordenação da unidade. Também ao jornal O REDATOR pela cobertura, e ao jornalista Alberto Aquino, do jornal Extra, por auxiliar na divulgação do evento. À funcionária de biblioteca, Flávia, por auxiliar e interagir com a organização, incluindo alunos de seu projeto, com interatividade, e ao Sérgio, esposo de Sônia Monteiro, que sempre fotografa os eventos e disponibiliza as imagens.































2 comentários:

  1. Foi um imenso prazer fazer parte desse grande evento!
    Parabéns aos organizadores e parabéns a todos que participaram!
    Parabéns também por essa linda matéria Redator!

    ResponderExcluir
  2. Foi um grande prazer fazer parte desse evento! Parabéns aos organizadores e parabéns para todos os participantes!
    E parabéns ao jornal Redator por essa linda matéria!

    ResponderExcluir