terça-feira, 28 de abril de 2015

ANTÔNIO SEIXAS CONCORRE AO PRÊMIO DA ORDEM DO MÉRITO CULTURAL

Foto de arquivo

O historiador, advogado e membro da Academia Mageense de Letras, Antônio Seixas concorre este ano ao prêmio da Ordem do Mérito Cultural de 2015, do Ministério da Cultura. A escolha se dará por indicação popular. Ele, que também é um dos colaboradores do Redator, escreve a coluna mais procurada e lida na versão papel. 
Seixas tem ainda especializações em História do Brasil (IUPERJ), História do Rio de Janeiro (UFF) e História da Arte Sacra (FSBRJ) e também é membro titular do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói.
Como presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Magé (2013/2015) é o autor das propostas de tombamento do patrimônio cultural do município, incluindo o registro de manifestações culturais imateriais como a Escola de Samba Flor de Magé (fundada em 19 de dezembro de 1900), a trova literária e o modo de fazer da farinha Suruí.
Idealizador e presidente da Comissão Pró-Memória da 22.ª subseção da OAB/RJ (Magé e Guapimirim), destinada a preservar e promover o patrimônio cultural dos municípios de Magé e Guapimirim através da Ordem dos Advogados do Brasil, sendo a única comissão com essa finalidade no estado do Rio de Janeiro.
Integra ainda a Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra da OAB/RJ, onde tem defendido propostas com o objetivo de preservar e promover o patrimônio cultural de matriz afro-brasileira no território fluminense.
Autor dos seguintes livros: “Breve história da literatura mageense” (2005), “O velho cemitério de Magé” (2009), “História da nobreza mageense” (2010), “O Clube Agrícola de Magé” (2014) e “Magé e sua Academia” (2014).
Para votar em Antônio Seixas - ou outro candidato de seu conhecimento e agrado -, bastará clicar no link a seguir (ou copiá-lo e colar no seu navegador), e preencher o formulário próprio.  http://www.cultura.gov.br/omc-2015

Um comentário: