segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Saúde: AIDS E PROFILAXIA PÓS-EXPOSIÇÃO

Parece que transar sem camisinha é próprio da nossa cultura distorcida. Eis aí o grande mal. É quando falta o controle consciente, que sobra espaço para um comportamento inconsciente e com grandes probabilidades de virar uma grande preocupação.
Muitos se comportam como se estivessem acima de qualquer perigo e não usam camisinha. Pelo visto, creem que nada acontecerá com eles. Foi por causa de tanta irresponsabilidade que surgiu um programa público chamado Profilaxia Pós-Exposição Sexual. Quer saber?

- O que é a PEP sexual? 
É uma medida de prevenção, que avalia a indicação (ou não) de medicamentos, fornecidos gratuitamente, que diminuem consideravelmente a chance de uma pessoa adquirir o HIV após uma relação desprotegida e de risco. 

- O que é considerada uma relação sexual de risco?
O profissional de saúde é que vai fazer uma avaliação da necessidade ou não da profilaxia, baseada em critérios objetivos como: tipo de relação sexual (oral, vaginal ou anal); estado sorológico do parceiro (HIV positivo, carga viral, medicações em uso); presença de sangramento durante o ato sexual, inclusive por menstruação; relação com pessoas pertencentes a grupos sabidamente de risco como usuário de drogas, por exemplo, ou presença de outras doenças sexualmente transmissíveis. Profissionais de saúde que se acidentaram no trabalho ou pessoas vítimas de violência sexual também podem recorrer à profilaxia. Com base em todas estas informações e em exames eventuais, o profissional decide a indicação.

- Como é feita a profilaxia?
É feita com medicamentos antirretrovirais, por um período de pelo menos 4 semanas, isto é, 28 dias. Além de ser um tratamento longo, portanto, é também muito importante lembrar que estas drogas podem apresentar efeitos colaterais indesejáveis em muitas pessoas. Por isso os critérios para sua indicação são bem precisos e só podem ser feitos por profissionais de saúde habilitados.

- Quando começar a PEP sexual?
Deve ser iniciada o mais rapidamente possível, idealmente 2 horas após a relação sexual de risco e no  MÁXIMO até 72 horas após.

- Onde existe a PEP sexual? Quem procurar?
Está disponível nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE). Para maiores informações, especialmente para atendimentos à noite, feriados e finais de semana, consulte o site e veja os endereços e telefones na sua cidade.

Camisinha é a forma mais eficaz e segura para sua proteção. Não faça do seu carnaval desprotegido uma razão para desespero ou desesperança no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário