quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

EFEITOS DOLORIDOS DO DÓLAR

A cotação do dólar vem tendo altas consecutivas. Com isso, a sua procura vem aumentando nas casas de câmbio, e com a sua procura nas casas de câmbio, as altas se repetem. Uma ciranda.
São vários os motivos da corrida pelo dólar: preocupações com o exterior, com a desaceleração da China e a crise da Grécia, mais as dúvidas sobre a economia brasileira. É muita gente querendo dólar, o que faz a moeda americana subir, chegando ao maior patamar em 10 anos.
“O real tem sofrido mais, tem se desvalorizado mais que outros pares latino-americanos e isso indica que há fatores domésticos como determinantes para essa maior desvalorização”, foi o que disse Luciano Rostagno, estrategista-chefe do banco Mizuho.
Mesmo sem ter planos de viajar para fora ou dívidas na moeda americana, muita gente sofre com isso. É que muitos preços do dia-a-dia são cotados internacionalmente. Como o real passa a valer menos, todos os nossos investimentos também têm perda.
“Muita gente pensa que, porque mora no Brasil, isso não é muito importante, mas na verdade é. O padrão internacional é o dólar e nossos ativos estão perdendo valor, nossa economia está perdendo competitividade e isso acaba causando problemas para todo mundo”, diz o economista Luiz Fernando Roxo.
O que fica é a torcida para que as cirandas econômicas não levem o Brasil de volta aos tristes anos da inflação acelerada. Que parecemos caminhar para lá, é fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário