quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

OAB - EDINHO: CIDADÃO TEM QUE VALORIZAR; NÃO VALORAR SEU VOTO

O acontecimento mais importante para o judiciário em Magé continua dando o que falar. Depois de muitas idas e vindas, articulações e pedidos, A Comarca de Magé foi finalmente elevada a entrância especial. É um grande avanço, porque isso facilita grandemente o trabalho da justiça, dá visibilidade ao município e faz com que juízes, promotores e outros agentes queiram trabalhar nesse município. 
Essa grande conquista da OAB - Magé/Guapimirim foi o tema do programa de entrevistas da Rádio Livre FM, de sexta-feira, 16 de janeiro, apresentado por Dudu Tarja Preta e Paulo Redator. O entrevistado foi o presidente da OAB - Magé/Guapimirim, Dr. Edison de Freitas. O programa de Dudu e Paulo vai ao ar todas as sextas-feiras das 8 às 12h, e já está entre os programas de maior audiência em grande parte do Município de Magé.
Sem nunca deixar de reconhecer o apoio e os expedientes de toda a diretoria da entidade, o Dr. Edison falou de sua gestão, dos desafios de gerir uma entidade como a OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, e falou de futuro. De novos planos e conquistas para os Municípios de Magé e Guapimirim, e de sua alegria a cada vitória alcançada.
Edinho, como o advogado gosta de ser chamado, disse que os méritos dessa conquista não são apenas seus. Ele disse que não teria conseguido nada, se tivesse tentado sozinho. Enalteceu cada membro da diretoria da OAB, o apoio sempre certo e presente dos magistrados e outros membros do judiciário em Magé e Guapimirim, e a confiança de cada cidadão de ambos os municípios. Também fez questão de lembrar o grande trabalho realizado pelos ex-presidentes da entidade, os advogados Norberto Bastos, José Moreira, Laért Vieira Junior, Adejair Rios, Roberto Siqueira e Sérgio da Silva, que em muito ajudaram na construção dessa vitória.
Indagado sobre a importância direta da conquista, Edinho explicou que com isso, Magé se torna uma espécie de vitrine para a justiça. Torna-se vantajoso para qualquer juiz trabalhar na comarca, porque tem todas as chances de sair da mesma apto a se tornar desembargador. Da mesma forma, há mais agilidade nos processos. Mais ainda, com a construção de um grande prédio para o Fórum, tudo se torna mais amplo e facilita a vida de quem recorre ao mesmo. Isso leva também à realização de concurso público, para fixação de funcionários próprios. Edinho ainda adiantou que área destinada à construção do prédio da justiça federal está sendo viabilizada viabilizada próximo ao Campo do Bonfim - FC, no Centro de Magé.
Quando indagado sobre questões políticas municipais, Edinho foi bastante enfático, e deu uma resposta que faz pensar: "Enquanto nossa sociedade não acordar para a responsabilidade e a valorização do seu voto, a arma mais importante que o cidadão tem em poder, fica difícil falar de política em nossa cidade. Afinal,  o resultado do que vemos é consequência da valoração do voto, e o cidadão não deve valorar, e sim, valorizar seu voto".

Nota da redação: O Tribunal de Justiça tem um ano para adequar cada comarca elevada à nova condição, conforme publicado em diário oficial:

SUBEMENDA AGLUTINATIVA ÀS EMENDAS NºS 03 e 26

Acrescente-se artigo à proposição com a seguinte redação:
“Art. - O Tribunal de Justiça, no prazo de 1 (um) ano adotará e deflagará as
medidas necessárias para a consolidação da elevação das Comarcas de Cabo Frio, Itaboraí, Magé e Barra Mansa.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário