quinta-feira, 27 de novembro de 2014

ESTADO TERÁ UNIDADE MODELO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS

A Secretaria de Prevenção à Dependência Química vai inaugurar em dezembro a primeira Unidade Modelo de Acolhimento. A cidade escolhida foi Valença, no Sul Fluminense do Rio de janeiro. O modelo do equipamento inédito no estado vai oferecer acolhimento voluntário e cuidados contínuos aos pacientes. A construção da segunda UMA está prevista para Nova Friburgo, no ano que vem..
A secretária Sheila de Mello enfatizou que a importância do projeto é possibilitar que as equipes atuem com uma abordagem multidisciplinar e integradora. Ela afirma que com este equipamento, o Estado se credencia ainda mais para enfrentar os desafios do acolhimento aos usuários e de sua reinserção na família e na sociedade. A ideia é implementar a UMA nas oito regionais do Rio, criando um espaço de capacitação por meio de um serviço-escola, que vai promover campanhas de prevenção e capacitar agentes governamentais e não-governamentais.
A UMA de Valença recebeu investimentos de R$ 4,3 milhões e terá capacidade para tratar até 100 dependentes químicos. A sede foi montada na antiga Fazenda Santa Mônica, em Barão de Juparanã, e passou por uma adequação no espaço físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário