segunda-feira, 22 de setembro de 2014

PRONATEC FORMA 131 ALUNOS

O auditório da Unigranrio foi o palco de mais um evento promovido pela Prefeitura de Magé. Desta vez a formatura dos alunos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), programa federal que por aqui é administrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A cerimônia aconteceu no dia 19 de setembro, e ao todo 131 alunos dos cursos de Almoxarife, Montagem e Manutenção de Micro, Agricultor Orgânico e Solda receberam os diplomas.
Um dos oradores, o formando Vauber Rolan expressou bem o sentimento de seus colegas do curso de Agricultor Orgânico: “No contraponto ao agro-business em que a chamada ‘revolução verde’ dos transgênicos asfixiou a agricultura familiar, Magé caminha de encontro a Agricultura Orgânica graças ao entusiasmo de nosso secretário de Agricultura Sustentável, Drº Aloísio Sturm, e a heróica saga dos engenheiros agrônomos da EMATER Magé, cito aqui o engenheiro Edison Rodrigues Cruz que muito nos deu atenção” – discursou Vauber, esse carioca de 55 anos, que ficou encantado com Magé justamente pelo potencial agrícola do município, e agora propõe com seus colegas a criação de uma
associação voltada para a produção agroecológica. 

Magé será a primeira cidade do Brasil a ter um Centro de Pesquisa e Treinamento Agroecológico

Presente à cerimônia, entre os administradores regionais do Pronatec e políticos locais (destaque para o prefeito Nestor Vidal e sua esposa Selma, responsável direta por o curso acontecer em Magé), Sturm deixou registrada sua próxima meta à frente de sua secretaria: “No momento atual em que o mundo inteiro está preocupado com a sustentabilidade e uma vida mais saudável, é muito importante produzir alimento orgânico e ter profissionais especializados nessa área. Magé será a primeira cidade do Brasil a ter um Centro de Pesquisa e Treinamento Agroecológico". Conhecido pela sigla CEPTA, o centro já conta com uma área de 24 mil metros quadrados, onde serão plantadas mais de 40 espécies de plantas para as mais variadas pesquisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário