segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Terceiro lote de trens chineses chega ao Porto do Rio

O terceiro lote de trens chineses comprados pelo Governo do Estado desembarcou no domingo 3 de agosto, no Porto do Rio de Janeiro. São quatro composicoes, com quatro vagões cada um, e capacidade para transportar até 1,2 mil pessoas cada um. Nos próximos dias, o novo lote passa pela primeira inspeção no Porto do Rio e, em seguida, vai para Deodoro, onde será submetido a testes estáticos, dinâmicos e simulações para que possa começar a operar.
O novo modelo conta com ar-condicionado; sistema automático de detecção de descarrilamento, que permite prever qualquer alteração nesta engrenagem antes de um incidente; quatro telas de LCD por vagão, onde serão exibidos conteúdos de entretenimento para os passageiros; tratamento acústico, para diminuir o ruído interno; monitores que informam sobre a próxima estação; e circuitos interno e externo de TV, que possibilita ao condutor a visualização das plataformas e vagões.
Os trens chineses fazem parte da renovação do sistema ferroviário do Rio desde 2012, quando começaram a entrar em circulação. Atualmente, 30 composições do primeiro lote comprado na China e um trem do segundo lote, que teve a entrega adiantada, já atendem à população. Outras três composições já estão em fase final de testes e, até dezembro, um lote de quatro trens vai desembarcar no Rio a cada mês.
A recuperação do sistema ferroviário teve início em 2009, quando o Banco Mundial financiou U$ 166 milhões para a compra de 30 trens chineses fabricados pelo consórcio chinês National Machinery Import & Export Corporation, vencedor da licitação. A negociação entrou para a história do Banco Mundial como a licitação pública mais rápida já realizada na América do Sul e com o menor preço de custo praticado no mercado internacional. A chegada das composições permitiu a oferta de 288 mil lugares a mais, por dia, para os usuários dos trens.
Em 2012, com investimento de US$ 306 milhões, o Banco Mundial financiou, novamente pelo menor preço já praticado no mercado mundial, a aquisição de mais 60 trens chineses pelo Estado. No fim de 2013, mais dez trens foram adquiridos, totalizando a compra de 100 composições chinesas pelo Estado.
– Os novos trens chineses superaram nossas expectativas. Outra conquista importante na aquisição do segundo lote de trens foi o adiantamento da entrega das composições. Com os 70 trens, vamos gerar 840 mil novos lugares por dia na SuperVia – explicou a secretária de Transportes, Tatiana Carius.
Mais conforto nas viagens
Além de ampliar a oferta de lugares, a chegada dos trens chineses melhorou a qualidade das viagens para os usuários do serviço da Supervia. É o caso de Willian Alves, operador de telemarketing, que utiliza os trens para ir ao trabalho.
– Os trens chineses são ótimos, têm mais segurança nas portas. No horário de rush, com os veículos com mais passageiros, a refrigeração deixa as pessoas mais confortáveis – disse Willian.
A aposentada Guiomar Rodrigues também percebeu a melhoria no sistema ferroviário com a chegada dos novos trens.
– A disposição dos assentos nos trens chineses também é melhor, é mais espaçoso – afirmou Guiomar.
A diarista Santa Peixoto elogiou a qualidade dos novos trens.
– O trem é maior, mais confortável. O Rio é muito quente e o trem com ar-condicionado é muito bom. Já ando até com casaquinho na bolsa – disse Sandra.
Sistema ferroviário terá 100% dos trens com ar-condicionado em 2015
Ainda dentro do plano de modernização da frota do sistema ferroviário, a SuperVia adquiriu dez trens nacionais, que estão sendo montados em fábrica própria da concessionária. Sete deles já entraram em operação. Os trens também contam com ar-condicionado, sistema de travamento de portas durante as viagens e capacidade para transportar até 2,4 mil passageiros.
Em 2007, a SuperVia transportava, em média, 325 mil passageiros por dia e contava com apenas dez trens refrigerados, o equivalente a 6% de uma frota de 173 composições. Atualmente, são 181 trens, sendo 107 refrigerados, o que corresponde a 58% da frota. Com a oferta de 1,6 milhão de lugares em 835 viagens diárias, o sistema ferroviário atinge picos de 640 mil passageiros por dia.
Os investimentos na modernização do sistema ferroviário – que incluem ainda reformas em estações e na sinalização – somam R$ 3,3 bilhões. A parceria com a concessionária SuperVia vai permitir ao Estado encerrar o ano de 2014 com 150 trens equipados com ar-condicionado. Até o fim de 2015, toda a frota será refrigerada.
informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

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