terça-feira, 19 de agosto de 2014

FERROVIARISTA VOLTA DEFENDER REATIVAÇÃO DE ESTRADA DE FERRO EM MAGÉ

O ferroviarista Luiz Octávio volta mais uma vez ao assunto Reativação da Estrada de Ferro Mauá, na tentativa de sensibilizar a sociedade sobre a importância dessa ação que as autoridades renegam. A Estrada de Ferro Mauá foi a primeira ferrovia construída no Brasil. Ela se tornou realidade pelo Barão e após Visconde de Mauá, e se localiza no Município de Magé. Foi inaugurada no dia 30 de abril de 1854, e está abandonada; inativa.

Luiz Octávio apresenta cinco razões para que se realize a reativação dessa estrada de ferro:

1- Respeitar seu tombamento pelo IPHAN número 506-T54, de 10 de maio de 1954, semelhante às igrejas, paisagens etc.

2- Preservar a memória da primeira ferrovia do Brasil, e do Barão de Mauá, como o maior empresário do Império.

3- Realizar o turismo lucrativo e internacional, semelhante ao E.F. do Corcovado e Pão-de-Açúcar, mantendo o percurso original - Rio de Janeiro/Magé/Petrópolis.

4- Realizar o transporte de massa na área de Magé/Guia de Pacobaíba por VLT (veículo leve sobre trilho) e, daí ao Rio por barca, evitando o crescente engarrafamento na Av. Brasil.

5- Projetar o nome do Município de Magé, dentro dos atuais 5557 existentes no Brasil, e lembrar a Praia de Mauá, que prestou seu nome ao Barão.

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