quinta-feira, 31 de julho de 2014

III FÓRUM PERMANENTE DE CULTURA DIVULGA RELATÓRIO

Presidido pelo conselheiro Antônio Seixas, o III Fórum Permanente de Cultura foi realizado no dia 26 de julho, no Grêmio Musical Mageense, com o tema “Políticas Públicas para a Capoeira de Magé”. Os editais de convocação foram publicados nos jornais “Milênio Vip” e “O Redator”. O livro de presenças foi assinado por 35 pessoas, entre elas os conselheiros titulares Alfredo José Campos Brandão, André Luis Alves dos Santos, Deneir de Souza Martins, Marcelo Silva dos Santos e Thiago Santos de Souza e os conselheiros suplentes Fernando Pereira Júnior e Ronaldo Meirelles. Duas conselheiras não puderam comparecer.
Entre os representantes de grupos de capoeira existentes no município, estiveram presentes Carlos Eduardo de Souza Figueiredo (o Mestre D’Gelo, da Fundação Capoeira), João Geraldo de Oliveira (o Mestre Joãozinho), Manuel de Almeida Bonifácio (o Professor Boni), Paulo César de Oliveira da Cunha (o Mestre PC, do Ponto de Cultura Zé Mussum) e Ricardo Reis Lopes (o Professor Tartaruga, do Grupo Arte Equilíbrio Capoeira). O presidente convidou os conselheiros Alfredo Brandão e Thiago Souza para comporem a mesa. Depois de uma palavra sobre legislação existente nos âmbitos federal e estadual voltada para a valorização da capoeira, o presidente do conselho apresentou as seguintes propostas: declarar a capoeira patrimônio imaterial do município de Magé; implantar o Cadastro Municipal de Capoeira; implantar o Programa Municipal de Salvaguarda e Incentivo a Capoeira; criar o Conselho Municipal dos Mestres de Capoeira; implantar o ensino e a prática da capoeira no currículo das escolas municipais; criar oficinas de instrumentalização para aperfeiçoamento de técnicas de ensino/transmissão da capoeira; regulamentar a capoeira como modalidade de competição dentro de jogos escolares; tornar obrigatória a prática da capoeira nos ginásios poliesportivos municipais. Também foram apresentadas propostas de isenção de impostos municipais para empresários locais que apoiarem a capoeira; a construção de praças de capoeira em Magé, Piabetá e Mauá, seguindo o modelo elaborado pelo Ministério da Cultura; a adoção da capoeira como matéria extracurricular na grade de ensino municipal; elaboração de editais de fomento a capoeira pelo município; a criação do Conselho Municipal de Capoeira, abrangendo um número maior de participantes; a inclusão da capoeira como exibição e não modalidade esportiva nos jogos escolares. 
O presidente do conselho informou que as propostas apresentadas serão debatidas na próxima reunião ordinária do conselho, em 5 de agosto. Fizeram ainda uso da palavra o conselheiro titular Alfredo Brandão, que convidou a todos para o aniversário do Grêmio Musical Mageense, em 31 de agosto, na quadra da Escola de Samba Flor de Magé; o conselheiro suplente Ronaldo Meirelles, que convidou os presentes para o aniversário da Sociedade Musical Santa Cecília em 27de julho, na quadra da Capela de Santa Ana, no bairro de Pau Grande, e o senhor Amauri Silva Nascimento, representando Pai Paulo José d’Ogun, do Ilé Asé Ògún Àlákòró, que convidou a todos para a mostra cultural que a casa de candomblé promoverá no dia dezesseis de agosto. 

Colaborou: Antônio Seixas, Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Magé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário