terça-feira, 8 de julho de 2014

DELEGADA MARTHA ROCHA DÁ PALESTRA NA OAB DE MAGÉ

Dra. Martha Rocha
A OAB de Magé e Guapimirim cumpriu neste 7 de julho, segunda-feira, uma nova etapa de seu projeto OAB Debates, com mais um grande momento: A Delegada de Polícia Civil Dra. Martha Rocha fez uma palestra sob o título SEGURANÇA PÚBLICA, na qual abordou os principais problemas de segurança pública do Rio de Janeiro, bem como apontou sugestões de possíveis soluções. Martha Rocha também dedicou um tempo de sua palestra para falar de como chegou ao cargo, e as dificuldades que teve de enfrentar, especialmente por ter sido a primeira delegada de polícia civil do estado, e discorreu sobre o histórico da política de segurança do Estado do Rio, desde o fim da ditadura militar, período de seu ingresso. 
Chegou a citar o projeto de criação dos CIEPs, como forma de conter e até reduzir a criminalidade, mas criticou a atenção que o governador da época dava para os presos, além do contexto de direitos humanos que havia. Da mesma forma, criticou a intenção de se diminuir a maioridade penal, ressaltando a eficiência da lei norte-americana, pela qual o menor que pratica um crime passa por intensa avaliação psicológica e se, provado o crime, e a depender do estado psíquico e de consciência do criminoso, aí sim, aplica-se a pena máxima. Defendeu investigações mais profundas e criteriosas, com vistas a não criar problemas de injustiça causados por erros jurídicos, além de um orçamento próprio para que a polícia civil tenha mais independência e eleições para determinados cargos no Ministério Público, na polícia civil e na segurança em um todo.
Indagada pelo advogado Dr. Manoel Mendes sobre o projeto de fusão das polícias civil e militar, Martha Rocha respondeu que antes de se discutir essa difusão, é necessário a sociedade saber o que deseja, e haver um trabalho estrutural e de aprimoramento de ambas as partes, como já vem sendo feito pela polícia civil. Disse que a criação da delegacia legal foi um grande passo, pela informatização, para realizar um trabalho técnico e inteligente que tem resolvido maioria dos casos. "Essa questão de fusão pode ser vista bem adiante, pois, na minha opinião, neste momento não resolveria", diz a delegada. Ela também respondeu a muitos questionamentos  posteriores, feitos pela plateia de advogados, autoridades convidadas, imprensa local entre outros convidados que se mostraram o tempo atentos ao desembaraço e ao conhecimento de causa da palestrante.
O Presidente da OAB- Magé/Guapimirim, Dr. Edison de Freitas agradeceu à delegada, em nome da OAB e de toda a sociedade mageense, pelo trabalho de segurança e tranquilidade realizado na eleição suplementar Magé, em 2011, quando pela primeira vez na cidade os cidadãos puderam votar sem medo e qualquer represália ou influência intimidatória. "Foi um marco na história do município, e somos todos muitos gratos por isso", afirmou Dr. Edison. Fez-se também presente ao evento, o inspetor de polícia Dr. Wagner, da 66a. DP (Piabetá), representando o Delegado Dr. Silvino.
Após o evento, a OAB concedeu à palestrante um certificado de destaque pela importância de sua atuação em prol da cidade, e a comissão de eventos da entidade lhe ofereceu um buquê de rosas. 
A palestra teve início às 18h30min e teve seu encerramento às 21h, com um coquetel oferecido pela OAB.










Nenhum comentário:

Postar um comentário