segunda-feira, 21 de julho de 2014

AMBIENTALISTA FALA DOS PROBLEMAS DE CANECA FINA

O ambientalista e líder comunitário José Minsen anda preocupado com a situação de abandono do bairro Caneca Fina, em Guapimirim. Ente outras preocupações de Minsen, estão a escassez de escolas e a total falta de creches. Ele salienta que muitas mães de Caneca Fina trabalham fora e não têm com quem deixar seus filhos em segurança. Isso faz com que elas desistam, pois é melhor ficar em casa cuidando de suas crianças do que levá-las para bairros distantes.
A saúde também preocupa. Minsen informa que o posto de saúde mais próximo fica no centro de Guapimirim, e diz que é preciso descentralizar a saúde. O bairro precisa de pelo menos três ambulância o mais depressa possível, pois os veículos automotores comuns não têm condições de transportar doentes. Outra carência, conforme o ambientalista e líder comunitário, é a de áreas de lazer. O bairro não as tem, e por isso as crianças brincam nas ruas. Os munícipes reclamam, tentam pressionar o governo municipal, mas as providências oficiais até agora prometidas estão demorando a sair das promessas e do papel.
Minsen ainda é mais enfático, ao falar do problema de esgoto que o bairro enfrenta. Faltam sumidouros, sistema de escoamento, e não há qualquer outra forma de tratamento eficiente. "É um caso de saúde pública", diz Minsen, que também defende o tratamento das águas das cachoeiras e uma atenção especial para as formas de tratamento do lixo, bem como alerta a população a fazer a sua parte.
Por fim, José Minsen pede à população que denuncie qualquer ato de vandalismo e falta de consciência ambiental, como a devastação da flora e fauna, por meio de caça ilegal, construções irregulares, loteamentos e outras ações. Apesar de todos os problemas, Caneca Fina mantém suas características de um bairro sossegado, bucólico e agradável de se viver. "É preciso que se mantenha isso. Temos que cobrar das autoridades e de nós mesmos o que cabe a cada um", finaliza  Minsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário