quinta-feira, 5 de junho de 2014

ADVOGADOS VISITAM ESCOLA NA VILA INCA

Dr. Antonio Seixas
No dia 3 de junho, terça-feira, os alunos da Escola Municipal Dr. Radamés Marzullo, do bairro Vila Inca no primeiro distrito de Magé tiveram um dia especial na companhia de uma comissão de advogados da OAB de Magé e Guapimirim. Os advogados foram à unidade escolar prestar um serviço de utilidade pública em comemoração ao dia do meio ambiente, a convite da professora local Camila dos Santos Nascimento, que desenvolve com os alunos o projeto RECICLAR É PRECISO.
A comitiva da OAB chegou ao local às 8h, e assistiram com os alunos a dois slides e um filme, exibidos pela professora Camila e pelo advogado João Roberto Marques dos Santos, que é filho de família do local, estudou naquela escola e deu uma palestra sobre a importância da reciclagem. O tema em comum, as consequências de não se preservar a natureza, e de lançar lixo no meio ambiente, além de obstruir e poluir das mais diferentes formas.
Depois dos filmes, o advogado, escritor e historiador Antonio Seixas deu uma palestra também sobre o tema, apresentando aspectos técnicos, históricos e geográficos e apelando para a consciência dos presentes, no sentido de salvar o planeta ou pelo menos amenizar os efeitos futuros dos danos que o ser humano já causou ao ar, às águas, às florestas e ao solo. Os alunos assistiram a todo o evento com total atenção, e depois foram convidados pela comitiva da OAB a fazerem um passeio ambiental até o templo da Igreja de Sant´Ana, onde Seixas também falou da história do local, da importância daquele templo que é patrimônio histórico mageense em Vila Inca, e que agora está restaurada e aberta a visitações. O palestrante ainda surpreendeu os alunos com a informação de que Iriri, nome do bairro vizinho, significa conchas.
A comitiva presente ao evento foi composta pelos seguintes advogados: DR. EDSON DE FREITAS, PRESIDENTE DA 22ª SUBSEÇÃO DA OAB MAGÉ E GUAPIMIRIM; DR. JOÃO ROBERTO MARQUES DOS SANTOS, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE DIREITO AMBIENTAL DA 22ª SUBSEÇÃO DA OAB MAGÉ E GUAPIMIRIM; DR. ANTONIO SEIXAS, HISTORIADOR, PROFESSOR E MEMBRO DA COMISSÃO DE DIREITO AMBIENTAL DA OAB MAGÉ; DR. ANDRÉ, PRESIDENTE DA COMISSÃO DE EVENTO; DR. RUDÁ, PRESIDENTE DA COMISSÃO DO PROJETO A OAB VAI À ESCOLA e e pelo SECRETÁRIO MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE DE MAGÉ, LEANDRO VIDAL, que também falou aos alunos sobre a importância de se preservar o meio ambiente, a história do município e os valores que regem o ser humano, inclusive a educação. Um dos pontos mais importantes da fala de leandro foi sobre a água de Vila Inca, que é a de melhor qualidade, pois o solo do lugar está bem protegido. "É preciso, acima de tudo, manter o trabalho que esta escola está fazendo, sob a orientação da professora Camila", disse Vidal.
O presidente da OAB de Magé e Guapimirim, Dr. Edison de Freitas teceu palavras de apreciação à professora Camila por sua iniciativa, elogiou a atenção dos alunos e agradeceu aos componentes da comitiva por aceitarem com ele o convite. No fim do evento, a professora Camila promoveu com todos o plantio de uma muda de pau-brasil em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana, e agradeceu a todos, garantindo que foi um dia inesquecível.

À esquerda, Dr. João Roberto, Dr. Edison e Dr. Antonio Seixas. À direita, a professora Camila e diretoras da escola






















Plantio da muda de Pau Brasil


2 comentários:

  1. Só ressalto que não é Nossa Senhora de Santana e sim Sant'Ana - este título de Nossa Senhora não confere.
    Sant'Ana é a mãe de Maria (essa sim Nossa Senhora) e avó de Jesus.

    ResponderExcluir
  2. Caro Paulo César:

    Há muito venho acompanhando, de perto e com enorme satisfação, o incessante trabalho acadêmico do ilustre e culto Dr. Antônio Seixas. Além de excelente profissional na área do direito, o nobre historiador é também amante das letras e filho ilustre de Magé. Parabéns pela excelência matéria! É com educação que formamos a pátria, Tomara que nossas crianças e nossos jovens sigam o exemplo deste nobre e destacado cidadão mageense, o qual tem somente elevado o nome de nosso "esquecido" município.

    Parabéns também a toda comitiva da OAB Magé.

    Um forte abraço.

    David José Soares Fares

    ResponderExcluir