quinta-feira, 15 de maio de 2014

GOVERNO DO ESTADO ENTREGA TÍTULOS DE PROPRIEDADE EM DUQUE DE CAXIAS

O Governo do Estado do Rio de Janeiro entregou na quarta-feira (14/5) mais 125 termos de Promessa de Concessão de Uso a moradores de baixa renda da comunidade Parque Brasil Novo, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. A regularização dos imóveis foi feita pela Secretaria de Estado de Habitação por meio do ITERJ (Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro).
A comunidade ocupa uma área de 11.157,92 metros quadrados, que foi declarada de utilidade pública para fins de desapropriação pelo Decreto Estadual nº 9.594/87. Para consolidar a situação jurídica e fundiária dos moradores locais, após o Governo do Estado autorizar que a área fosse destinada à habitação de interesse social, o Iterj outorgou os termos como direito real resolúvel pelo prazo de 99 anos, renovável por igual período.
O secretário de estado de Habitação, José Geraldo Machado, lembra que a comunidade Parque Brasil Novo começou a ser formada na década de 40, quando dezenas de famílias ocuparam uma a área que era de propriedade da União Federal e estava sob jurisdição da Marinha do Brasil. Lá passaram a viver em condições de extrema precariedade, já que o terreno sofria constantes alagamentos em razão da existência de um canal que recebia influência da maré, extravasando assim suas margens e tornando o terreno um grande charco, insalubre e foco de diversas doenças, inclusive, infectocontagiosas.
Além do quadro de penúria, no início da ocupação, os moradores ainda resistiram a várias tentativas da Marinha de expulsá-los do local e impedi-los de realizarem melhorias nas suas habitações.
- O Governo do Estado, sensível à luta por moradia, interveio neste conflito patrocinando a desapropriação de uma outra área, que pertencia ao estado, visando o reassentamento das famílias envolvidas no conflito. Agora eles ganham também a segurança jurídica dos imóveis, o que traz mais dignidade para as famílias. Cabe destacar que o programa de regularização fundiária assegura o direito à moradia, garantindo a democratização do acesso à terra -  diz o secretário José Geraldo Machado.
A presidente do Iterj, Mayumi Sone, lembra que o Governo do Estado já entregou mais de 24 mil títulos de posse e moradia em todo o estado e que há mais 66 mil em fase de conclusão.

- Trabalhamos com a perspectiva de encerrar este ano com a outorga de 100 mil títulos. Esse é um trabalho muito importante, de reconhecimento e de garantia de direitos. A partir de agora, a comunidade Parque Brasil Novo passa a integrar o cenário urbano da cidade de Duque de Caxias, integrando-se, cada vez mais, à vida do município e a todas as garantias asseguradas em uma cidade formal – finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário