quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

PASSAGEIROS VÍTIMAS DE CONSTRANGIMENTO E DANO PODEM PROCESSAR EMPRESAS

Pelo visto, não adianta reclamar. Passageiros dos bairros Parque das Flores (Santa Dalila), Suruí, Iriri, Santa Guilhermina, Bongaba e outros entre Magé e Pau Grande ou Raiz da Serra, trajeto coberto pelos ônibus municipais da empresa Iluminada (TREL) continuam preteridos pelos motoristas. Esses passageiros passam pelo constrangimento e os danos causados pelos longos períodos em que ficam em pé nos pontos a céu aberto, porque os motoristas simplesmente não param para eles. São vários os ônibus que passam direto, apesar dos acenos insistentes e agoniados de pessoas que já sabem: são discriminadas, por morarem em bairros mais modestos.
Advogados garantem: a empresa pode ser processada por qualquer passageiro que se sentir constrangido e vítima de preconceito, e também por danos causados, a exemplo de atrasos que resultem desconto em folha de pagamento. Também se pode processar a empresa por perda de uma oportunidade de emprego, falta a um compromisso importante, até mesmo por um desentendimento por impontualidade, se isso for causado pela falta de respeito e compromisso dos motoristas que passam direto pelos pontos onde há pessoas acenando. E não é só isso: a empresa ainda pode ser responsabilizada por esses mesmos danos ao passageiro, se eles forem causados por não cumprimento de horário e até de trajeto, pois esse tipo de abuso também ocorre.
É fácil para qualquer passageiro, provar que todos esses abusos são cometidos, bem como provar que eles geraram consequências. São muitas as vítimas diárias, e quase sempre as mesmas. O processo pode ser também coletivo. Para maiores informações, procure uma orientação mais detalhada de um advogado, e não passe a vida sofrendo abusos que você não tem que sofrer. Cada caso tem suas peculiaridades, mas vale a pena conhecer seus direitos. 
O que já se sabe que não adianta é ligar para os números disponibilizados para reclamações, que expõem o cidadão a mais constrangimentos pela demora (ouvindo uma musiquinha longa e intermitente), além da ciência de que empresa e os órgãos de fiscalização não tomarão qualquer providência.

3 comentários:

  1. O secretário municipal de transportes, postou comentário aqui no O Redator dizendo que está em vias de regularizar o transporte alternativo em Magé.

    Transporte alternativo só é bom para quem o gerencia e/ou para quem é dono das frotas. Para motoristas e população, é pior do que qualquer empresa de ônibus.

    A relação da prefeitura de Magé com a Iluminada gera desconfianças e as seguintes perguntas:

    - Porque a Iluminada desrespeita leis e nada é feito? E se é feito, porque ela continua desrespeitando?

    - A quem interessa a regularização do transporte alternativo em Magé? Quem são os donos das frotas que estão interessados nisso?

    - Porque só tem a Iluminada operando em Magé?

    - O procurador da prefeitura anda de ônibus em Magé?

    - O secretário de transportes anda de ônibus em Magé?

    - O prefeito anda de ônibus em Magé?

    Esta história está muito esquisita e tá cheirando muito, mas muito mau.

    Espero que o secretário de transportes mostre coragem mais uma vez e responda a todos os nossos questionamentos.

    ResponderExcluir
  2. Não podemos esquecer de nossos digníssimos fornecedores...., ops, vereadores. ELES NÃO FISCALIZAM NADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



    ResponderExcluir
  3. Prezado Paulo, vai aqui uma crítica construtiva. Acredito que você tenha outras tarefas, porém, tenho notado que você posta matérias e comentários na maioria das vezes, de dois em dois dias ou até mais. Tente conseguir mais tempo para o blog. Ele é muito importante para Magé. Fique com Deus.

    ResponderExcluir