terça-feira, 14 de janeiro de 2014

CACHOEIRAS DE SANTO ALEIXO SOFREM COM TURISMO DESORDENADO

Mais Santo Aleixo: a população do segundo distrito de Magé está revoltada com a invasão diária de multidões de visitantes às cachoeiras locais, de forma desordenada e sem qualquer critério estabelecido pela Prefeitura Municipal de Magé. "Não é turismo; é invasão, mesmo, pela forma como se dá: essas pessoas chegam de todos os lados, enchem as cachoeiras de lixo, não geram renda, e ainda existem aqueles que chegam para brigar, fazer arruaças, além de alguns que cometem pequenos furtos. Tudo isto, sem qualquer vigilância da oficialidade por meio da guarda municipal, e nenhuma organização. Não existe nenhum serviço de conscientização, limite de entrada de veículos com visitantes, nem há qualquer cuidado oficial com as cachoeiras e outros pontos turísticos, para a valorização do próprio turismo", afirma um morador atento e indignado. 
O termo turismo indica por si só, qualidade de visitação. Essa qualidade não tem a ver somente com as condições socioeconômicas de quem visita o local, e sim, com todo um conjunto que envolve também   postura pessoal e consciência ambiental. Sem um trabalho criterioso, profundo e de boa fé da municipalidade, via pasta de turismo, nenhum visitante jamais respeitará aquele distrito e nenhum outro com as mesmas características ou a mesma vocação turística. Com isto, jamais haverá turismo. Só mesmo visitação desordenada. Invasão. E se o próprio poder público municipal não respeita a população, como se há de fazer com que as pessoas de fora respeitem? Santo Aleixo, Cachoeira Grande, Rio do Ouro, Piedade, Guia de Pacobaíba (Mauá) entre outros, que o digam. 

3 comentários:

  1. O site da prefeitura dia desses, postou matéria intitulada "Secretaria de Meio Ambiente promove ações para evitar degradação da Natureza". (http://www.mage.rj.gov.br/meioambiente/2041-secretaria-de-meio-ambiente-promove-acoes-para-evitar-degradacao-da-natureza)

    Nesta matéria, é dito que a secretaria de meio ambiente vem realizando, desde o início de dezembro, incursões em todo as cachoeiras do município com o objetivo de amenizar os danos ao ambiente, proteger as reservas naturais e oferecer conforto e segurança aos moradores e visitantes. Mais uma mentira do desgoverno Nestor Vidal.

    Assim como a grande maioria do secretariado de Nestor, o secretario de meio ambiente não consegue mostrar a que veio e fica tentando fazer propagando dele próprio no site da prefeitura.

    Quanto ao turismo, não podemos esperar muito de um secretário de turismo que é corretor de imóveis, seguros, títulos e valores, que tem somente o ENSINO MÉDIO INCOMPLETO e que só está na pasta porque é vereador.

    ResponderExcluir
  2. Aleluia! Aleluia! Aleluia!

    O Magé Online publicou hoje dia 14/01/14, a matéria intitulada "Moradores de Santo Aleixo e Andorinhas denunciam o caos nas cachoeiras", matéria esta, que reclama da falta de pulso da secretaria de meio ambiente de Magé. (http://mageonline.com/2013/?p=61354)

    O que será que aconteceu gente?

    ResponderExcluir
  3. Só rindo mesmo, depois da porteira ter sido escancarada na semana passada, Nestor pôs as secretarias de Turismo, Meio Ambiente, Segurança Pública, Fazenda Municipal e de Transportes para trabalhar neste final de semana nas cachoeiras da cidade.

    Agora vejam só a frase do nosso secretário de meio ambiente postada no Magé Online no último dia 18: "O fato testemunhado pela população da cidade na semana passada foi atípico."

    Este senhor ou não mora em Magé, ou então, não sabe o significado da palavra atípico.

    ResponderExcluir