segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Artigo - REATIVAÇÃO DA E. F. MAUÁ

Luiz Otávio , Leblon - RJ.

Há 5 motivos para a reativação da E.F. Mauá

01 - Respeitar o tombamento federal IPHAN nº 506-T-54 de 10/05/1954, semelhante das igrejas, paisagens etc.

02 - Lembrar as memórias da 1ª ferrovia do Brasil, inaugurada solenemente em 3004/1854 e do Barão, após Visconde de Mauá.

03 - Realizar o turismo internacional e lucrativo, semelhante ao da E. F. do Corcovado e Pão de Açúcar, refazendo a tradicional viagem TJ/Magé/Petrópolis.

04 - Realizar o transporte de massa Magé e arredores/Praia de Mauá por V.L.T (veículo leve sobre trilhos) e daí para a Praça Mauá - RJ., sem os crescentes engarrafamentos na Av. Brasil e na Linha Vermelha.

05 - Projetar o nome do Município de Magé dentro dos 5558 existentes no Brasil, tendo:

1- 1ª ferrovia no Brasil

2 - 1ª estação ferroviária no Brasil, na Praia de Mauá, bem preservada pela prefeitura

3 - Marco "km 0" de todas as ferrovias do Brasil, frente a estação.

4 - Local onde Irineu Evangelista de Souza, no dia da inauguração da ferrovia recebeu das mãos do Imperador D. Pedro II o título de BARÃO DE MAUÁ

5 - Graças à fama do Barão e do Visconde de Mauá, há mais de 150 logradouros públicos no Brasil (Acre até RS), empresas diversas e até no exterior, tomados da Praia de Mauá.

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